Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Fotografia

Exposição leva visitante a criar cenários a partir de desconstruções fotográficas

“Estruturas Voláteis” reúne experimentos do fotógrafo Daniel Corsino

Publicada em 28/03/2017 Atualizada há 12 meses

Em 2016 o fotógrafo Daniel Corsino percorreu ruas em Natal, João Pessoa, Recife e Paris. O resultado de suas andanças foram belos registros de paisagens, que desconstruídos pelos experimentos do artista, estimulam novas perspectivas visuais aos visitantes da exposição “Estruturas Voláteis” em cartaz a partir desta terça-feira(28) na Galeria de Arte do IFRN Cidade Alta.

Em “Estruturas Voláteis” o fotógrafo traz 20 fotos manipuladas abstraindo os cenários registrados por suas lentes. O trabalho reflete simetria e foca nas interpretações do público, como explica Daniel, “O objetivo é perceber as criações que cada visitante será capaz de fazer ao visualizar e manipular cada um desses cenários desconstruídos”. Ele complementa: “Eu poderia ter feito todas na rua onde moro, a exposição não é sobre esses locais, ela tem foco na experiência do sujeito com as imagens”.

A manipulação digital é na verdade o princípio da obra do fotógrafo, segundo ele foi durante a edição das imagens que a recriação desses cenários foi sendo desenvolvida. Ele comenta que a exposição traz influência da filosofia da diferença, que tem enfoque no estudo da singularidade e da particularidade que habita em cada pessoa, "a mostra traz essa coisa da interatividade da manipulação e da interpretação particular de cada visitante".

O vernissage da exposição acontece hoje a partir das 19h, no salão da galeria de artes e segue em exposição até o dia 5 de maio.