Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Música

Espetáculo "Viola em Concerto" fará homenagem a Luiz Gonzaga

Dias 14 e 15 de dezembro no IFRN Cidade Alta

Publicada em 13/12/2012 Atualizada há 1 ano

Orquestra Potiguar de Violas - Foto: Joanisa Prates

Nos dias 14 e 15 de dezembro, às 21h, o IFRN Cidade Alta recebe o espetáculo Viola Sertaneja em Concerto, que reunirá três atrações que darão destaque à Viola Sertaneja - também conhecida como “Viola Caipira”, “Viola Nordestina”, “Viola de Arame”; “Viola de dez cordas. Participam do concerto os grupo O Galho da Roseira (Recife/PE), Quarteto Minotauro (Natal/RN) e a Orquestra do Rito Nordestino.

Os dois primeiros quadros do espetáculo são de composições autorais de viola, e exploram a estética regional e armorial nordestina em interlocução com outros instrumentos, como o violoncelo, a rabeca e a percussão.

O terceiro quadro do show homenageia o músico Luiz Gonzaga em seu centenário, através de arranjos orquestrados de músicas do sanfoneiro Lua, com a participação de alunos do IFRN e UFRN, unindo várias linguagens entre canto lírico, dança, dramatização e música instrumental, inaugurando a “Orquestra do Rito Nordestino”.

Os arranjos das músicas de Luiz Gonzaga foram compostos por Othon da Viola (Marcelo Othon), integrante do Quarteto Minotauro e professor do Curso Gratuito de Viola Sertaneja do IFRN – Cidade Alta e a renda do show será destinada a aquisição de violas para o curso de Viola.

Os ingressos custam R$30 (inteira) e R$15 (meia) e estão sendo vendidos na “Budega do Sertaõ”,  Rua Afonso Pena, 665, Petrópolis.
Mais informações com Marcelo Othon (84) 8717-1769

SOBRE OS GRUPOS
O grupo “O galho da Roseira” – Recife-PE, é formado por violeiros egressos do Conservatório Pernambucano, cujo ensino de viola é ministrado por Adelmo Arcoverde, pioneiro no ensino da viola nordestina e conhecedor profundo dos temas e ritmos nordestinos de viola, tal como o mote, o quadrão, o repente, o gabinete.

O grupo “Quarteto Minotauro” – Natal/RN é formado por alunos da Escola de Música da UFRN e tem como proposta a vivência lúdica da música regional, buscando todo o ímpeto de sua espontaneidade, inspirada no legado dos grandes mestres da arte e cultura popular. O grupo, recentemente, foi premiado no festival – FMPB – da Universitária FM com a segunda colocação na categoria instrumental com a música “Chuva Chegou”, que busca traduzir a alegria da chegada da chuva no Sertão.

A Orquestra Rito Nordestino funcionará como Orquestra-escola de musicalização e produção cultural, reunindo a contribuições várias, como sonorização, iluminação, montagem de cena, figurino, etc.

Link de vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=zgKMXMQY1QI
SERVIÇO

 

Espetáculo Viola em Concerto

Dias 14 e 15 de dezembro de 2012 às 21h

Auditório do IFRN Cidade Alta | Av. Rio Branco, 743.

Ingressos a venda na Budega do Sertão | (84) 2010-7847

 

Informações: Marcelo Othon (84) 8717-1769