Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

CONVERSA

Enprocult começa com debate sobre mercado em produção cultural

A mesa-redonda aconteceu nesta quarta-feira (3), no SESC Natal - Cidade Alta

Publicada em 03/09/2014 Atualizada há 12 meses

Mesa-redonda "Mercado de Trabalho de Produção Cultural", no 4º Enprocult.

O Enprocult, Encontro Nacional de Produção Cultural, começou nesta quarta-feira (3) com a mesa-redonda "Mercado de Trabalho de Produção Cultural". O debate contou com a presença de Rayan Lins, Tatiane Fernandes e Claudio Machado.

Antes do início da discussão, o Encontro Nacional de Produção Cultural foi aberto pelas autoridades José de Ribamar Silva de Oliveira, Pró-reitor de ensino do IFRN; Lerson Maia, diretor geral do Campus Natal-Cidade Alta; Mary Land Brito, coordenadora do curso de Produção Cultural do IFRN; Ianne Freire, produtora do Enprocult; e Daniel Rezende,  coordenador de cultura do SESC-RN.

Coordenados pela professora Nara Pessoa, os integrantes da mesa comentaram sobre suas experiências no mercado de trabalho da produção cultural de hoje em dia. Rayan Lins, que é baterista da banda Zefirina Bomba e fundador do Coletivo Mundo, falou sobre a importância das leis de incentivo municipais e estaduais na cultura. Também explicou o método de funcionamento do coletivo que faz parte.

Claudio Machado, criador do site culturadevalor.com.br, comentou sobre a diferença que cada pessoa dá para a arte. "O ideal é depender somente de quem entrega valor, não de editais e leis de incentivo", ressaltou.

Tatiane Fernandes é fundadora da Mapa Produções e ganhou o prêmio hangar 2013 de Produtora Cultural do ano. Ela falou sobre a diversidade de produtores culturais e mercados que existem atualmente. Para finalizar a mesa, também destacou a necessidade de se entender que a realidade de mercado muda de acordo com cada produtor.

A programação do Enprocult continua até o próximo sábado (6).