reunião

Conselho Escolar discute bloqueio orçamentário na calçada da Unidade Rio Branco

A iniciativa visava aproximar a população desta pauta emergente da educação pública brasileira

Publicada em 10/05/2019 Atualizada há 12 meses

Aconteceu na última quinta-feira (9), a Reunião Extraordinária do Conselho Escolar do Campus na calçada da Unidade Rio Branco, com o objetivo de prestar contas do exercício de 2018 e discutir os impactos do bloqueio orçamentário para a instituição.

Inicialmente, o diretor de administração do Campus, Gustavo Moura, apresentou o relatório de gestão do ano 2018 e explicou a utilização dos recursos financeiros no ano passado. Em seguida, a prestação de contas foi submetida à aprovação dos conselheiros. As contas de 2018 foram aprovadas por unanimidade.

Em seguida, o diretor-geral do Campus, Carlos Eduardo Freire, explanou o impacto do bloqueio orçamentário nas ações planejadas para 2019. O diretor ressaltou que os cortes inviabilizam o funcionamento da instituição e atingem a oferta dos serviços de assistência estudantil. Sobre o bloqueio de recursos, houve pronunciamento de estudantes, servidores e pais de alunos.

A reunião do Conselho Escolar na calçada da Unidade Rio Branco foi um momento histórico para a instituição, pois, apesar dos 109 anos de existência, é a primeira vez que uma reunião acontece na rua. “Com essa iniciativa, esperamos que a sociedade tome consciência do impacto dos cortes que prejudica a qualidade dos serviços do IFRN, reconhecidamente o melhor instituto do país”, completou o Diretor Carlos Eduardo.

Nesta sexta-feira(10), na Unidade Rocas, acontece a assembleia promovida pelo Grêmio Estudantil Presidente Café Filho, que também explicará sobre o bloqueio de verbas à educação federal. No Campus Natal-Central, a presente pauta será debatida na assembleia promovida pelo sindicado dos servidores, com início às 14h.