Conferência Municipal de Cultura será aberta nesta segunda-feira

Na terça e também na quarta-feira classe artística irá traçar os planos, ações e diretrizes das políticas culturais da cidade

Publicada em 03/06/2013 Atualizada há 1 ano

Começa nesta segunda-feira (03), no IFRN da Cidade Alta (Avenida Rio Branco, 743), a 5ª Conferência Municipal de Cultura. A abertura acontece hoje às 18h e a partir da terça-feira serão traçados os planos, ações e diretrizes das políticas culturais da cidade para o Plano Municipal de Cultura, já que a capital potiguar integra o Sistema Nacional de Cultura.

Na abertura estarão autoridades municipais e representantes do Ministério da Cultura e da Fundação Cultiural Capitania das Artes (Funcarte) demonstrando e ressaltando a importância da Conferência Municipal de Cultura.

Na terça e quarta, das 8h às 12h e das 14h às 18h, terão lugar as discussões temáticas dos Grupos de Trabalhos por áreas de atuação. Ao final da Conferência haverá a eleição dos representantes do segmento cultural do Conselho Municipal de Cultura. A realização da 5ª Conferência Municipal de Cultura segue as diretrizes e temas da Conferência Nacional de Cultura (CNC) referenciando assuntos de interesse local.

Haverá também discussões sobre os “Sistemas de financiamento para Cultura”, ‘’Implementação do Sistema Municipal de Cultura’’, ‘’Produção Simbólica e Diversidade Cultural’’, ‘’Cidadania e Direitos Culturais’’, ‘’Cultura e Desenvolvimento’’ que serão divididos em cinco mesas de debates com a presença de palestrantes convidados das áreas especificas.

De 3 a 5 de Junho 2013
Local: IFRN da Cidade Alta (Avenida Rio Branco, 743 - Natal).

PROGRAMAÇÃO OFICIAL DA 5ª CONFERENCIA MUNICIPAL DE CULTURA.

Dia 03 de Junho
17h às 18h - Credenciamento dos participantes
- Apresentação da Orquestra do Solar Bela Vista

18h30. Mesa de Abertura

- Intervenção – Ballet Municipal
- Banda Sinfônica do Município de Natal

Dia 04 de Junho
08h30. Abertura dos trabalhos pela Mesa Diretora
08:40h. Temáticas da V Conferência Municipal de Cultura
08:50h. Mesa 1 - Implantação do Sistema Municipal de Cultura.
• Lucio André de Figueiredo Rodrigues - Representação Minc/NE.
• Fernanda Matos - Representação Minc/NE.
09:20h. Mesa 2 - Produção Simbólica e Diversidade
• Luís Assunção – Prof. Antropologia da UFRN
• Edmilson Lopes Júnior - Pró-Reitor de Extensão UFRN
09:50h. Mesa 3 - Cidadania e Direitos Culturais
• Lívio Oliveira - Procurador Federal/Escritor – Conselheiro da OAB/RN
10:20h. Mesa 4 - Cultura e Desenvolvimento
• Prof. Dr. José Sávio Oliveira de Araújo – Coordenador do PIBD Teatro – Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - Departamento de Artes UFRN
• Cátia Araújo Lopes - SEBRAE – Gestora de Cultura
11:30h. Mesa 5 - Sistemas Municipais de Financiamento Público da Cultura: fortalecimento e operacionalização.
• Palestrante: Scilla Gabel da Silva – Produtora e Consultora Cultural
• Daniele Brito – Produtora Cultural e Membro da Comissão da Lei Câmara Cascudo
• Tatiane Fernandes- Produtora Cultural e Membro Titular do Conselho Municipal de Cultura
• Mayara Neves – Secretária Executiva da Lei Djalma Maranhão
12:20h. Encerramento da mesa temática
12:30h. Intervalo para almoço
14h00. Retorno e inicio dos trabalhos dos GTs. Orientações internas dos trabalhos.
1ª Etapa: apresentação dos participantes do grupo;
2ª Etapa: apresentação e/ou escolha do mediador, que conduzirá a metodologia e cuidará do tempo, e escolha de um relator que ficará responsável por redigir as propostas;
3ª Etapa: momento em que as pessoas apresentam suas propostas;
4ª Etapa: as ideias são agrupadas por semelhança;
5ª Etapa: elaboração e registro das propostas consensuais em formulário padrão;
6ª Etapa: as propostas deverão ser separadas em âmbitos municipal, estadual e nacional, para serem compartilhadas e priorizadas na plenária geral;
17h00. Sistematização das propostas pelo relator.

Dia 05 de Junho
Cerimonial convida relatores dos GTs para apresentação das propostas:
08h30 a 11h05. Apresentação e aprovação das propostas sistematizadas nos GT1, T2, GT3, GT4 e GT5.
11h10. Eleição dos delegados representantes da Conferência Municipal (Escolha dos delegados).
12h00. Encerramento. Intervalo para almoço.
13h00 as 17h00. Votação para escolha dos Conselheiros Municipais de Cultura.
17h00 as 18h00. Contagem dos votos e resultado da eleição.

Fonte: Funcarte