Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

CINEMA

Cinemateca Potiguar discute com segmento audiovisual funcionamento do Núcleo de Produção Digital (NPD)

Na reunião que acontece nesta quinta-feira (9), será apresentado o comitê gestor do NPD-RN

Publicada em 07/03/2017 Atualizada há 1 ano

Foto: Leilane Lima

A Cinemateca Potiguar realiza nesta quinta-feira (9), a partir das 19h, no auditório do IFRN Cidade Alta, uma reunião com diversos segmentos do audiovisual no estado. O evento visa discutir regras, condições e benefícios para fechar o edital de funcionamento da unidade Rio Grande do Norte do Núcleo de Produção Digital (NPD), prestes a entrar em funcionamento.

Na ocasião serão apresentados, o comitê gestor do NPD-RN, os equipamentos existentes para empréstimo, além de Informes Gerais do Audiovisual, e o item principal da reunião, a discussão dos pontos necessários a elaboração e apresentação de uma proposta de edital para o Núcleo.

Os NPDs são uma iniciativa do Ministério da Cultura que tem como objetivo incentivar a regionalização da produção audiovisual do país. No estado o Núcleo funcionará na unidade Rio Branco do Campus e vai estar atrelado à Cinemateca Potiguar, disponibilizando câmeras, ilhas de edição, tripés, microfones e outros equipamentos que serão disponibilizados para empréstimo aos produtores e cineastas do estado.

Acervo da Cinemateca Potiguar

A Cinemateca Potiguar é um espaço que contribui para a preservação e divulgação da produção audiovisual do estado, além de abrigar em seu acervo filmes de grande relevância para o cinema nacional e mundial. Os produtores locais que ainda não tem suas produções no acervo da cinemateca, podem aproveitar a reunião do NPD-RN para levar seus filmes para serem disponibilizados ao público frequentador do espaço.

Além de contribuir com cópias de suas produções os realizadores e amantes do cinema podem doar filmes originais de qualquer lugar do planeta e caso disponham, um equipamento de vídeo cassete para a exibição de filmes em VHS.