Você está aqui: Página Inicial / Campi / Natal - Cidade Alta / Museu do Brinquedo Popular

Museu do Brinquedo Popular

brinquedos populares

 

O Museu do Brinquedo Popular foi criado em 23 de setembro de 2009, no mesmo dia que foi inaugurado o IFRN Campus Natal Cidade Alta, lugar onde está situado. O Museu abriga um acervo de mais 300 brinquedos e brincadeiras de vários municípios norte-rio-grandenses captados por uma equipe de pesquisadores do Núcleo de Estudos Culturais da Ludicidade Infantil (NECLI).  O trabalho resultou em duas publicações de livros, chamado de Brinquedos e brincadeiras populares: identidades e memórias e a obra, Imagens Lúdicas: um olhar sobre as tradições infantis.

 

O acervo é constituído de brinquedos e brincadeiras populares e artesanais, e trata de vestígios de materiais de uma cultura feita de múltiplos artefatos e modos de fazer: brinquedos sonoros e musicais, bonecos e acessórios, representações de brinquedos feitos de ossos de animais, miniaturas de utensílios domésticos, armas de caça, brinquedos de transportes terrestres, viários e aquáticos, e os mais diversos jogos.




O Museu do Brinquedo Popular no IFRN é lugar de:

  • Interação com a sociedade e difusão extensionista dos saberes e práticas produzidos ou sintetizados no IFRN sobre a cultura lúdica e a cultura popular.
  • Espaço de prática do conhecimento para os estudantes de Gestão Desportiva e de Lazer, Guia de Turismo, Eventos, Produção Cultural, Pedagogia, Educação Física etc.
  • Pesquisa sobre o universo da cultura lúdica e da cultura popular por meio dos brinquedos e brincadeiras inventariadas.
  • Memória e história Inter geracional.

Agendamentos pelo contato:

4005-0971 (Museu do Brinquedo)

4005-0974 (Coordenação de Extensão)

Horário de visita: 09 às 21h de segunda a sexta e aos sábados até 12h.

Visitas agendadas com guia: 9h às 12h e de 14h às 17h de segunda a sexta

 Confira aqui o álbum de fotos do Museu do Brinquedo Popular

Foto: Joanisa Prates

Ações do documento

Página em carregamento