Você está aqui: Página Inicial / Campi / Natal - Central / Setor de Saúde

Setor de Saúde

MISSÃO

O Setor de Saúde tem a missão de oferecer ATENÇÃO BÁSICA à saúde para os alunos regularmente matriculados no IFRN, por meio de uma equipe multidisciplinar composta por médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, fisioterapeuta, nutricionistas e odontólogos, tendo em vista a promoção, proteção e recuperação da saúde dos estudantes, por meio de atendimentos ambulatoriais e atividades socioeducativas em saúde.

Por estar inserido dentro de uma instituição de ensino, por meio da Assistência Estudantil, de acordo com a estrutura organizacional do IFRN, o Setor de Saúde faz parte do processo educativo, contribuindo para a formação integral do educando e colaborando na busca por igualdade de condições de aprendizado do discente, favorecendo a permanência na escola e contribuindo para a conclusão do curso.

Por compreender a necessidade de cuidados básicos em saúde de todo ser humano e considerando a importância e a magnitude do trabalho desenvolvido por funcionários, docentes e administrativos, no âmbito das dependências deste Campus, o Setor de Saúde também oferece assistência médica aos servidores do IFRN (concursados e terceirizados), bem como a inserção desses servidores nas ações de prevenção, promoção e proteção à saúde.

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS
As atividades desenvolvidas pelo Setor de Saúde compreendem as Ações de Promoção, Prevenção e Proteção à saúde e as Ações Assistenciais.

As Ações de Promoção, Prevenção e Proteção à saúde visam fornecer informações para o incentivo à adoção de práticas e hábitos saudáveis nas esferas da educação alimentar, postural, sexual e reprodutiva e de higiene oral, além da conscientização sobre as consequências do uso de fumo, álcool e outras drogas. Essas ações compreendem:

I - Palestras socioeducativas nas diversas áreas da saúde;
II - Campanhas de vacinação;
III - Campanhas de combate às endemias e epidemias;
IV - Campanhas de combate às doenças crônico-degenerativas.

As Ações Assistenciais visam executar procedimentos e condutas de assistência à saúde (recuperação) nas áreas médica, odontológica, fisioterapêutica, nutricional e de enfermagem, dentro da ATENÇÃO BÁSICA AMBULATORIAL, além de prestar os primeiros socorros em casos de acidentes, urgências e emergências médicas.

FUNCIONAMENTO DO SETOR
O Setor de Saúde funciona nos períodos da manhã, tarde e noite, de segunda a sexta-feira, das 07h às 22h, ou enquanto houver atividades didáticas discentes ocorrendo nas dependências do Campus, disponibilizando os diferentes serviços de assistência à saúde.

O Setor de Saúde atende às exigências da legislação sanitária local no que se refere às instalações, aos equipamentos e à aparelhagem adequada, e à assistência e responsabilidade técnicas.

SERVIÇOS ASSISTENCIAIS OFERECIDOS
As Ações Assistenciais do Serviço de Saúde, por se tratar de Atenção Básica Ambulatorial, são destinadas a resolver apenas ocorrências que não envolvam risco de morte ou de lesão irreversível no paciente, ou seja, as situações de baixa e média complexidade, como mal-estar temporário, curativos, administração medicamentosa oral, injetável ou de inalação, primeiros socorros e outros procedimentos que não exijam uma estrutura mais complexa, como uma internação. Portanto, no Setor de Saúde não são realizados drenagens de abscessos, exérese de unhas, ou qualquer outro procedimento cirúrgico. Nestes casos, e em situações emergenciais, o paciente será devidamente encaminhado a uma unidade hospitalar.

O atendimento médico oferecido está inserido na área de Clínica Geral, sendo realizado por demanda espontânea.
O atendimento de enfermagem é realizado por demanda espontânea, de segunda a sexta-feira, no horário das 07h às 22h, ininterruptamente.

O atendimento odontológico eletivo é restrito aos alunos regularmente matriculados no IFRN, Campus Natal-Central. Aos servidores e alunos de outros Campi, são prestados apenas atendimentos de urgência. Além disso, esse atendimento está inserido na área de Atenção Básica, ou seja, abrange todos os procedimentos restauradores, tratamento da hipersensibilidade dentinária, profilaxia, aplicação tópica de flúor, raspagem e remoção de cálculo dentário, orientação de higiene bucal, atendimentos a urgências odontológicas, prescrições medicamentosas e encaminhamentos.

O atendimento fisioterapêutico é realizado com horário marcado antecipadamente, ressalvando-se os casos de urgência/emergência. O Serviço de Fisioterapia realiza o atendimento nas áreas de traumas laborais, traumas esportivos e alterações posturais.

O atendimento nutricional se dá através de uma marcação prévia na sala das nutricionistas, localizada no refeitório deste Campus.


CONTATOS E TELEFONES ÚTEIS

Recepção – 4005-9907
Enfermagem – 4005-9911 / 9908
Odontologia – 4005-9912
Fisioterapia – 4005-9904
Nutrição – 4005-9902

SAMU – 192

Ações do documento

Página em carregamento