Você está aqui: Página Inicial / Campi / Natal - Central / Pesquisa e Inovação / Prêmio Ideia Inova

Prêmio Ideia Inova

1.    DEFINIÇÃO

Entendem-se como ideias inovadoras as propostas que apresentem potencial para solucionar problemas do campus ou da sociedade, significando a introdução de novidades ou aperfeiçoamentos no ambiente escolar e/ou social que resulte em produtos novos, processos e/ou serviços e que venham a contribuir para melhorias junto à sociedade.

2.    OBJETIVOS

Estimular os alunos a contribuir com soluções para problemas do IFRN/CNAT e da sociedade;
Estimular a cultura do empreendedorismo inovador com a participação da comunidade acadêmica.
Prospectar, capacitar e selecionar ideias de produtos, processos ou serviços inovadores, com potenciais diferenciais de mercado, viabilidade técnica e econômica;

3.    REGRAS GERAIS

3.1. O Concurso terá as seguintes categorias:
3.1.1.  Categoria A – Melhor ideia para resolver um problema do Campus Natal Central;
3.1.2.  Categoria B - Melhor ideia para resolver um problema da sociedade.

3.2. Só poderão inscrever-se alunos regularmente matriculados no Campus Natal Central do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – IFRN e que integrem uma equipe.
3.3. Cada equipe deverá ser composta por no mínimo 03 (três) e no máximo 04 (quatro) membros.
3.4. Não  serão  aceitas  solicitações  de  inclusão  ou  substituição  de  participantes  após  a efetivação da inscrição.
3.5. Serão automaticamente inabilitadas as propostas encaminhadas fora do prazo estabelecido no Calendário do Concurso.
3.6. Os participantes poderão concorrer apresentando ideias inovadoras.
3.7. Cada equipe só poderá submeter apenas uma proposta como proponente.
3.8. Servidores ou terceirizados vinculados ao IFRN não poderão submeter propostas neste Concurso.

4.   SELEÇÃO

4.1.  O processo de seleção e julgamento das propostas será constituído pelas seguintes fases:

4.2.1.  Fase 01: Enquadramento da proposta - As propostas concluídas no sistema e encaminhadas à Diretoria de Pesquisa e Inovação serão disponibilizadas através de uma lista de inscrições homologadas.
4.2.2.  Fase 02: Defesa oral da proposta – Após a Fase 01, as propostas serão analisadas por meio de sua defesa oral, na qual os consultores especializados poderão realizar questionamentos e arguições para melhor entendimento sobre a proposta apresentada e embasamento para a avaliação. Serão disponibilizados 15 (quinze) minutos para cada proposta, dos quais serão 05 (cinco) minutos para apresentação e 05 (cinco) minutos para esclarecimentos de dúvidas.
4.2.3. Fase 03: Seleção das propostas premiadas: superada a etapa de avaliação, a comissão julgadora decidirá acerca da escolha da equipe vencedora, devendo a divulgação do resultado ser feita em data a ser definida pela Direção Geral.

5.   CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

As propostas serão analisadas mediante os seguintes critérios:

5.1. Originalidade – A proposta deve apresentar qualidade ou caráter original, inusitado ou criativo;
5.2. Aplicação – A proposta deverá ter aplicação prática;
5.3. Apresentação – A  proposta  será  avaliada  levando-se  em  consideração  a  clareza, objetividade e organização.
5.4. Empate – A questão do desempate será superada, levando-se em consideração a proposta que tiver melhor nota no critério da inovação. Persistindo o empate, sucessivamente se recorre ao critério de aplicabilidade da ideia e o critério da clareza técnica. Se porventura, ainda não existir um vencedor, haverá um sorteio a ser realizado a fim de selecionar a equipe vencedora.

6.   PREMIAÇÃO:

Os prêmios serão concedidos à melhor proposta de cada categoria:

6.1. Categoria A – Melhor ideia para resolver um problema do Campus Natal Central.

6.1.1.  Prêmio: Participação em evento nacional (passagens e hospedagem para a equipe) na área de desenvolvimento da ideia vencedora e vaga no Hotel de Projetos da Incubadora

6.2. Categoria B - Melhor ideia para resolver um problema da sociedade.

6.2.1.  Prêmio: Participação em evento nacional (passagens e hospedagem para a equipe) na área de desenvolvimento da ideia vencedora e vaga no Hotel de Projetos da Incubadora.

7. PERIDIOCIDADE:

7. 1. O Prêmio IFRN CNAT Ideia Inova! é realizado anualmente  pela Direção Geral, Diretoria de Pesquisa e Inovação e Diretoria de Extensão do Campus Natal Central, com apoio da Incubadora Tecnológica Natal Central (ITNC).6.1. Categoria A – Melhor ideia para resolver um problema do Campus Natal Central.

8.   DIREITOS DE USO

8.1. As ideias apresentadas no concurso serão de domínio público, não sendo cobertas por sigilo, visto que a lei 9.279/96, não considera passíveis de proteção intelectual ideias/conceitos conforme disposto no art. 10.
8.2. As   equipes   vencedoras   desde   já   cedem   quaisquer   direitos   patrimoniais, eventualmente configurados, relacionadas às propostas que obtiveram êxito no certame, a fim de permitir ao IFRN, através do Campus Natal Central, utilizar as ideias conforme previsto no Edital do concurso. Tudo, consoante disciplinado na Lei 8.666/93, especificamente nos artigos 52 e 111 deste diploma legal.

Ações do documento

Página em carregamento