Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Campus

Natal-Central

Pesquisa

Publicada em 27 de Julho de 2023 às 08:55 Atualizada em 27 de Julho de 2023 às 08:55

A Diretoria de Pesquisa e Inovação do Campus Natal Central (DIPEQ/CNAT) tem como missão promover e incentivar a produção científica, a inovação e o empreendedorismo, buscando integrar o trinômio ensino, pesquisa e extensão.

A Pesquisa e Inovação têm como objetivo estratégico desenvolver a pesquisa básica e aplicada entre os estudantes e servidores do CNAT, estimulando a aplicação da pesquisa como elemento formador da educação de excelência e associá-la com o desenvolvimento socioeconômico, o desenvolvimento de soluções técnicas e tecnológicas, de forma a estender seus benefícios à comunidade e a difusão da pesquisa e inovação.

A DIPEQ possui três eixos norteadores de ações: os grupos de pesquisa; os programas de pós-graduação e o Programa de empreendedorismo inovador.

Eixos norteadores

O Campus Natal Central possui 33 grupos de pesquisa certificados pela Instituição no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq, distribuídos nas Diretorias Acadêmicas de Ciências, Construção Civil, Industria, Recursos Naturais e Tecnologia da Informação. Os grupos integram docentes, técnicos-administrativos e estudantes de todas as áreas profissionais. Particularmente, são 21 áreas de conhecimento, indo do Ensino às engenharias, conforme tabela a seguir:

Áreas de conhecimento dos grupos de pesquisa do CNAT
Áreas do conhecimento Número de Observações
Ciências Humanas; Educação 4
Ciência da Computação 3
Geociências 3
Ciências Sociais Aplicadas;  Administração 2
Engenharia Civil 2
Engenharia Elétrica 2
Engenharia de Energia 2
Engenharia de Produção 2
Engenharia Mecânica 2
Ciências Biológicas; Fisiologia; 1
Ciências Exatas e da Terra; Ciência da Computação 1
Ciências Exatas e da Terra; Geociências 1
Ciências Exatas e da Terra; Física 1
Ciências Humanas; Geografia 1
Ecologia 1
Engenharia de Materiais e Metalúrgica 1
Engenharia de Minas 1
Engenharia Sanitária 1
Letras 1
Linguística, Letras e Artes 1

Os grupos de pesquisa do CNAT são responsáveis por mais de 140 linhas de pesquisa. Um total de 162 professores do CNAT e 24 técnicos são credenciados juntos aos grupos. 61% dos professores são doutores e 34% mestres.

Para mais informações sobre os grupos de pesquisa acessar o Link grupos de pesquisa.

A pós-graduação stricto sensu no CNAT atualmente é composta por 3 programas: Programa de Pós-graduação em Educação Profissional; Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física e Programa de Pós-graduação em Uso Sustentável de Recursos Naturais.

A DIPEQ busca fortalecer e integrar os programas de Pós-graduação. A operacionalização disso vem através do programa de bolsas do CNAT, incluindo bolsas com valores equiparados à CAPES e o custeio e a realização de eventos. A DIPEQ também estimula a aplicação e geração de conhecimento para solução de problemas no CNAT. 

Quanto empreendedorismo inovador, a DIPEQ/CNAT incentiva o empreendedorismo entre seu corpo discente por meio do Programa de Hotel de Projetos, do Concurso de Ideias e Prêmio Ideia Inova, e do Programa de Incubadora Tecnológica Natal Central (ITNC).

Normas