Você está aqui: Página Inicial / Campi / Natal - Central / Observatório da Energia

O Observatório é um centro de articulação para a pesquisa em diversas áreas, orientadas a compreender, analisar e dar resposta às possíveis demandas relacionadas à energia e ao meio ambiente.

O objetivo do Centro é promover a reflexão e contínua irradiação do conhecimento por meio de eventos que promovam ideias portadoras de futuro, nas temáticas relacionadas à energia, à inovação, ao meio-ambiente e à sustentabilidade, promovendo intercâmbios com uma rede de pesquisadores, instituições e organizações parceiras. Visa, portanto, tornar-se um centro de apoio e fomento à pesquisa em diversas áreas, orientadas a compreender, analisar e dar respostas às possíveis demandas que emergirão da consolidação da Região, destacando o Estado do Rio Grande do Norte como como um centro produtor de energia renovável, petróleo e gás.

- O que fazemos

O Centro é articulador e difusor do conhecimento e do debate científico e tecnológico, dando acento aos temas relevantes ao desenvolvimento do Estado, promovendo ações multidisciplinares na identificação de potencialidades e oportunidades, bem como fragilidades e ameaças no tocante à energia e ao meio ambiente na região Nordeste do Brasil.

O Observatório atua como um radar do planejamento, estruturação, implementação, operação e repercussão socioeconômica e ambiental do uso da energia, com acento nas fontes renováveis. Conforma-se, assim, em um ambiente de armazenamento, recebendo e disseminando informações advindas dos centros produtores de conhecimento e dados, bem como da ciência em distintas aéreas com vínculos diretos e indiretos com a atividade energética: Clima e Tempo, Saúde Pública, Geografia, Demografia, Economia, Cultura, Tecnologia, Qualidade da Energia, Meio ambiente, entre outras.

A partir da estruturação e manutenção de um banco de informação amplo, promove o acesso a dados variados que possibilitem descobertas e viabilizem pesquisas, diagnósticos de problemas e contribua para sua solução.

- Nossos parceiros


A alimentação dos dados e informações a serem ambientadas no Observatório se dará pela integração com diversos centros de pesquisas e pesquisadores (local, regional, nacional e internacional), setor produtivo, entidades públicas, agências do Estado, órgãos de representação do setor privado e sociedade civil organizada, dos quais já contamos com os seguintes parceiros:

Programa de Planejamento Energético - UFRJ/COPPE/PPE
Programa de Pós-Graduação em Energia - UFRN/PEE
Centro de Estratégias em Recursos Naturais e Energia - CERNE

- Onde estamos localizados

3º andar da Incubadora Tecnológica Natal Central (ITNC)
Avenida Senador Salgado Filho, 1559, Tirol. Natal - RN  CEP 59015-000

- Como falar conosco

E-mail: obern.cnat@ifrn.edu.br
Telefone: 84 - 4005 9963

Página em carregamento