Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Workshop

Workshop sobre o Uso da Luz e Sonoplastia do Auditório

O objetivo é capacitar alunos na construção de espetáculos

Publicada em 14/01/2015 Atualizada há 1 ano

Foto: Rodolfo Maia

Aconteceu nesta quarta-feira, 14, mais uma edição do Workshop sobre o Uso da Luz e Sonoplastia do Auditório. O evento reuniu aproximadamente 130 alunos dos cursos técnicos de Eletrônica, Mecânica, Informática para Internet, Administração, Manutenção e suporte de computadores.

A palestra foi ministrada pelo técnico em audiovisual Geraldo Peregrino e faz parte das aulas práticas da disciplina de Arte 3 - Artes Cênicas, que tem como professoras Marinalva Moura e Isabel Dantas. O objetivo da palestra é qualificar os alunos que estão em processo de criação de espetáculo, como fechamento da disciplina, e que será apresentado na Amostra de Teatro do IFRN CNAT 2014.2, programada para ocorrer de 9 a 13 de março de 2015. 

De acordo com a professora Marinalva Moura, especialista em ensino de teatro e mestra em educação, esse workshop faz parte de um ciclo de palestras, minicursos e workshop voltados para orientação da criação dos espetáculos, desenvolvidos pelos alunos, que se dividem nas funções de atores, figurinistas, sonoplastas, cenógrafos, iluminadores e produtores. 

“Temos cinco turmas de Arte 3, e cada uma delas desenvolve duas peças teatrais: uma comédia e uma tragédia. Essas aulas práticas também têm relevância no cotidiano, já que eles aprendem a usar o microfone, o som e a luz. Além do mais, esse auditório é um laboratório de criação de espetáculo, onde o conhecimento técnico ampliará a criação artística dos alunos”, afirma Moura.

Para João Pedro Pereira, 15, aluno do segundo ano de Mecânica, que vai operar o som e a luz de um dos espetáculos, o workshop foi fundamental para sua capacitação, pois “antes, eu só sabia o básico, as nomenclaturas, o que foi dado em sala. Agora já conheço cada objeto, sei para que serve e como usá-lo. Muito enriquecedor,” observa o estudante. 

O workshop foi dividido em duas turmas: uma pela manhã (das 10h30 às 12h), e outra pela tarde (das 13h30 às 15h).