Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Extensão

Trabalho resultado de projeto de extensão é selecionado para XVII ENEC 2017

Atividade é uma parceria entre o Campus Natal-Central e a Secretaria Municipal de Natal

Publicada em 11/09/2017 Atualizada há 1 ano

Projeto “Aulas laboratoriais de ciências para alunos da rede pública municipal de ensino do Natal/RN: Relato de uma experiência” é selecionado para o XVII ENEC 2017 – I SIEC. ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAÇÃO/IPVC, na cidade de VIANA DO CASTELO, em PORTUGAL. O trabalho será apresentado nos dias 14, 15 e 16 de setembro, durante o evento. 
 
O artigo selecionado é fruto das atividades de extensão que são realizadas desde 2015, com a participação de docentes, técnicos de laboratórios e bolsistas da Diretoria Acadêmica de Ciências do Campus Natal Central (DIAC/CNAT). O projeto acontece em parceria com a Secretaria Municipal de Ensino do Natal, que disponibiliza o transporte para trazer os estudantes ao Campus Natal-Central (IFRN) e seleciona as escolas. 
 
O objetivo do artigo foi identificar se a visita aos laboratórios é uma variável importante na decisão de ingressar no Instituição. Através do projeto, 29 escolas foram atendidas, num total de 1.110 alunos, e a análise dos questionários aplicados permitiu a identificação positiva em relação à decisão de ingressar no Instituto, confirmada com o ingresso 216 desses alunos, em vários cursos do ensino técnico integrado nesses dois anos do Projeto de Extensão.
 
A equipe do projeto é composta atualmente pelos docentes Adriana Câmara, Jozirene Cordeiro, Glória Albino, Kelvin Oliveira, Gilsilene Ribeiro, Edilene Medeiros, Tarciana Gurgel e Wharton Lima; pelos técnicos administrativos Jailson Luiz, Maxwell Pedro, Jaísa Mendonça, Amanda Palhares; e pelos bolsistas do projeto e dos laboratórios de Biologia, Física, Química e Matemática.  Confira a tabela com as escolas contempladas no projeto:
 

Tabela 1: As escolas selecionadas pela Secretaria Municipal de Ensino de Natal

 

DATA

ESCOLA MUNICIPAL

TURNO

1.

13.07

E. M. Profa. Maria Alexandrina Sampaio

Matutino

2.

20.07

E.M. José do Patrocínio

Vespertino

3.

27.07

E. M. Profa. Terezinha Paulino

Matutino

4.

24.08

E. M. Maria Madalena

Vespertino

5.

31.08

E. M. Santos Reis

Matutino

6.

14.09

E. M. 4º Centenário

Vespertino

7.

21.09

E. M. Francisco Varela

Matutino

8.

28.09

Celestino Pimentel

Vespertino

9.

19.10

E. M. Luiz Maranhão

Matutino

10.

26.10

E. M. Irmã Arcângela

Vespertino

11.

16.11

E. M. Amadeu Araújo

Matutino

12.

23.11

E. M. Juvenal Lamartine

Vespertino