Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Premiação

Trabalho premiado de aluno será apresentado no CONTECC

Evento teve a autoria do aluno Alysandro Monteiro, sob a orientação do prof.Dr Júlio Pontes

Publicada em 01/08/2019 Atualizada há 1 ano

Trabalho premiado: aluno e professor terão pesquisa apresentada no CONTECC. Foto: Jônatas Moura

O trabalho “Impactos ambientais provocados pelos argilominerais na produção da gipsita na região do polo gesseiro do Araripe/PE” será apresentado em Palmas, no Congresso Técnico Científico da Engenharia e da Agronomia (CONTECC), durante a 76° Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (SOEA).

O trabalho é de autoria do aluno do curso Técnico Integrado em Mineração, Alysandro Carlos Ferreira Monteiro, sob a orientação do professor Dr. Júlio César de Pontes. O objetivo da pesquisa foi estabelecer possíveis soluções para o capeamento de argilominerais não utilizados na extração de gipsita, no Polo Gesseiro do Araripe, em Pernambuco.

No final da pesquisa, os resultados mostraram que o capeamento descartado de maneira inadequada poderia ser utilizado como pigmento na indústria de tintas e polímeros. A reutilização garantiria renda, fazendo, assim, com que o material não fosse desperdiçado, amenizando os impactos ambientais.

O trabalho foi premiado no evento nacional, classificado como um dos 10 melhores submetidos no encontro. O aluno apresentador foi, então, premiado com tudo pago para viajar e fazer a apresentação oral do trabalho.

Palavras-chave:
ensino
pesquisa

Notícias relacionadas