Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Pesquisa

Trabalho de professor do IFRN é publicado em Revista das Ciências Militares

Artigo é fruto da experiência no Núcleo de Estudos Prospectivos do Centro de Estudos Estratégicos do Exército

Publicada em 14/11/2019 Atualizada há 1 ano

O professor Alexandre da Costa Pereira, da Diretoria Acadêmica de Construção Civil do Campus Natal-Central do IFRN (DIACON-CNAT-IFRN), pesquisador da área de Infraestrutura de Transportes e Logística, teve seu artigo "Logística da Defesa: fundamentos da gestão de processos logísticos e transformação no Exército Brasileiro", publicado na edição Set/Nov da Coleção Meira Mattos: Revista das Ciências Militares, referência nacional como publicação na área das Ciências Militares.

 O trabalho é sobre questões consideradas estratégicas nos processos de transformação e gestão no Exército Brasileiro. A pesquisa refere-se aos fatores logísticos e de transporte, com destaque para a importância da ampliação de presença do Estado em regiões mais distantes. No trabalho, são levantadas observações, como a necessidade de aproveitamento das vantagens geradas pela flexibilidade do modo de transporte avaliado. Outras questões apontadas como fundamentais são as políticas públicas e as ações governamentais com base territorial na área, a fim de promover o desenvolvimento da região.

O trabalho é fruto da experiência do prof. Alexandre no Núcleo de Estudos Prospectivos do Centro de Estudos Estratégicos do Exército, atividade desenvolvida no período de 2017 a 2018, na Terceira Sub-Chefia do Estado-Maior do Exército.

Para ter acesso, confira o link: http://ebrevistas.eb.mil.br/index.php/RMM/issue/current.