Projeto de Pesquisa

Trabalho de aluno do CNAT concorre em Edital da ONU Ambiental

Concurso “Jovens Campeões da Terra” seleciona ideias inovadoras relacionadas ao futuro do planeta

Publicada em 08/04/2019 Atualizada há 1 ano

O aluno de Controle Ambiental do Campus Natal-Central, Fábio Oliveira dos Santos, está concorrendo na seleção no Edital da ONU Ambiental. O concurso, que visa estimular e premiar as ideias inovadoras sobre o planeta terra, seleciona projetos de jovens, entre 18 e 30 anos, do mundo todo. A iniciativa  visa “ dar impulso a jovens visionários em projetos de pesquisa inovadores que possam trazer grandes benefícios para o desenvolvimento sustentável, no qual os vencedores receberão um financiamento para investir na execução do projeto”, explica o professor José Ramos, da Diretoria Acadêmcia de Recursos Naturais (DIAREN-CNAT).

Nessa perspectiva, o aluno Fábio Oliveira, sob a orientação de uma equipe multidisciplinar de professores do Campus Natal-Central (IFRN-CNAT), está desenvolvendo um projeto de pesquisa cujo estudo é voltado para melhorar a eficiência de conversão da energia solar em energia elétrica, através de novos materiais como grafeno e nióbio. "Muitos alunos nem sabem da existência desse Edital da ONU e perdem a chance de participar. É preciso que haja estímulo a projetos que envolvam essa temática", disse o aluno.

A equipe, formada por engenheiros, geólogos, físicos e químicos, fez uma parceria com o CTMineral do IFRN, o IFBA e o Centro de Tecnologia de Nanomateriais da UFMG. A orientação do projeto está sob a responsabilidade dos professores Augusto Fialho, Beldson Elias (coordenador) e Cleonilson Mafra, com o apoio técnico de outros pesquisadores do CNAT e instituições parceiras. Segundo o professor José Ramos, da DIAREN, o projeto nasceu a partir do questionamento do próprio Fábio que o procurou para solicitar orientação e, aos poucos, tomou grandes proporções e mais colaboradores, através das parcerias.

Saiba mais no link: https://www.facebook.com/100005066744583/videos/1171270346385179/

pesquisa