Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Code Girl

Terceira edição do Code Girl reúne alunos do RN, PB e BA

O evento está acontecendo no auditório central do CNAT

Publicada em 20/11/2015 Atualizada há 1 ano

Com o intuito de estimular a participação feminina no mercado de Tecnologia de Informação (TI), a terceira edição do Code Girl está reunindo aproximadamente 600 pessoas de todo o RN, e ainda conta com participação de estudantes da Bahia e Paraíba. O evento começou às 8h desta sexta-feira, dia 20, e segue até às 18h, no Auditório Pedro Silveira e Sá Leitão.

Desenvolvimento de Software, Robótica, Empreendedorismo em TI e UX Design são temas das palestras que contam com reforço dos profissionais Raquel Almeida, Camila Achutti, Bianca Brancaleone, Klarissa de Souza, Rosiery Maia e Fernando Masanori. 

Ysa Caroline, aluna de Mecatrônica do IFRN Mossoró, observa a importância do evento no auxílio aos alunos na escolha da área de atuação. “Estava em dúvida em qual área seguir: informática ou engenharia elétrica. Mas a palestra de Robótica despertou o interesse no segmento, e vou tentar seguir”, disse. A colega de turma, Estephany Ruama, concorda com Ysa e acrescenta: “Participar do evento e ouvir as palestras de pessoas gabaritadas no mercado é enriquecedor”.

A palestrante doutora em Engenharia Elétrica e de Computação e mestra em Sistema de computação, Rosiery Maia, observa que o evento é de suma importância no entendimento de TI. “O Code Girl além de explanar sobre as áreas de informática, traz outros segmentos para mostrar aos alunos a diferença de campo e tentar auxiliar na escolha. A organização está de parabéns, e com certeza vou continuar acompanhando esse brilhante projeto da professora Cláudia Ribeiro”, ressalta. 

Concordando com Rosiery e ainda destacando o envolvimento da equipe organizadora, principalmente dos alunos presentes, a ministrante Raquel Guimarães, formada em Ciências da Computação destaca o envolvimento dos participantes. “Já fui em alguns eventos de TI, e, em poucos, vi a interação dos estudantes com o conteúdo que está sendo apresentado.  É perceptível o entendimento e o interesse em saber mais sobre a área”.

Questionada se o evento está conseguindo atingir o público alvo, a fundadora do evento, professora Cláudia Ribeiro, afirmou que o evento é de inclusão, “o qual procura mostrar às meninas, como também aos meninos, que existem atividades que elas podem desenvolver dentro da área de Tecnologia da Informação. Queremos que busquem seu espaço no  mercado de trabalho”. Cláudia ainda ressaltou o emprenho de toda equipe para que essa edição fosse concretizada, “pois nosso interesse é receber e acomodar todos da melhor forma possível”, disse, finalizando: “E já vamos começar a planejar a quarta edição”. 

 
Palavras-chave:
ensino

Notícias relacionadas