GerAção Solidária

Seminário alinha Economia Solidária com justiça social e feminismo

Programação aconteceu no Campus Natal-Central

Publicada em 23/05/2017 Atualizada há 12 meses

A Economia Solidária foi o tema central do primeiro dia do Seminário “Mulheres e Juventudes Cirandando na Economia Solidária”, realizado entre 16 a 17 de maio, no Campus Natal-Central do IFRN .

O evento foi promovido pelo núcleo-Natal projeto GerAção Solidária e contou com a participação de integrantes dos 30 grupos de 17 municípios do RN, atendidos pela iniciativa, além de representantes do IFRN; Funcern; Ministério do Trabalho; Fórum Potiguar de Economia Solidária; e movimentos sociais, como a Marcha Mundial de Mulheres e o Centro Feminista 8 de março (CF8), a ONG Bandeira Lilás e a Rede Xique-Xique.

Para o professor José Arnóbio, diretor geral do Campus Natal-Central do IFRN, que falou na abertura do Seminário, esse momento é importante pois aprofunda a inserção do Instituto Federal do Rio Grande do Norte em práticas sociais solidárias, e essa experiência facilita o enfrentamento do difícil cenário político brasileiro.

“As mulheres e a juventude são as grandes protagonistas da luta não só da Economia Solidária, mas da maioria das iniciativas de justiça social no Brasil. O GerAção solidária tem por objetivo empoderar esses grupos para que eles conduzam a transformação, resgate e melhoria dos valores da democracia e igualdade social desse país”, pontuou Teresa Freire, coordenadora do projeto em Natal.

A intervenção da Subsecretária Nacional de Economia Solidária do Ministério, Anete Alves, também ressaltou o poder da auto-organização e criatividade das mulheres na realidade cotidiana e melhoria das suas condições de vida. “Para uma mulher, não existe pão velho; existe torrada, bruschetta, massa de bolo a base de farelo de pão. Essa capacidade de transformar adversidade em oportunidade é muito poderosa”, exemplificou.

A programação do Seminário também incluiu a realização da mesa temática “Mulheres e Juventudes Cirandando na Economia Solidária”, em que o professor Mateus Nascimento, integrante do projeto, trouxe dados e informações das atividades desenvolvidas, de janeiro a maio deste ano, nas etapas iniciais do GerAção Solidária.

CARROSSEL

As atividades da quarta-feira, segundo dia do evento, foram estruturadas por meio da metodologia do Carrossel, na qual, durante 20 minutos, cada empreendedor pôde refletir sobre seu trabalho a partir de cinco eixos: Gestão, Comercialização e Consumo, Produção, Comunicação e Juventudes. O debate foi conduzido por mediadores e acompanhado por observadores externos.

Para Jurandi Nepomuceno, da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego do RN, o instrumento do carrossel é muito positivo e dinâmico. Através dele, é possível identificar, de forma íntima, as dificuldades e potencialidades de cada grupo. Seu resultado tem plenas condições de se estruturar em forma de conhecimento sobre Economia Solidária nos Institutos e Universidades Federais.

Na avaliação de Maria Nazaré Barbosa, integrante do grupo Associação dos Moradores do Quilombo de Acauã, em Poço Branco, esta foi uma oportunidade das trabalhadoras exporem sentimentos e ideias sobre sua atividade, além de entenderem porque uns têm tanta dificuldade em acreditar nos princípios da Economia Solidária.

Após o Carrossel, foi realizada, no período da tarde, a segunda mesa temática: "O Trabalho no Contexto da Economia Solidária", que contou com a presença do professor da UFRN, Roberto Silva e da militante da Marcha Mundial das Mulheres, Marialda Moura, que falaram sobre a importância e a força do trabalho coletivo para a economia mundial e a participação da mulher nesse contexto.

A solenidade de encerramento ainda contou com o lançamento das publicações "Mulheres e Territórios: a busca por autonomia econômica e acesso a políticas públicas" e "Reflexões Feministas: mulheres construindo Economia Solidária"; organizadas pela ONG Centro Feminista 8 de Março e com a Campanha "pela divisão justa do trabalho doméstico", representada pela batucada feminista.

"O balanço do nosso seminário é muito positivo. Finalizamos essa etapa do projeto GerAção Solidária com a sensação de estarmos caminhando em direção à consolidação da atividade profissional desses grupos", disse Maria Soares, coordenadora de Projetos e Relações Comunitárias do IFRN Campus Natal-Central.

extensao