Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

ESTUDOS HISPÂNICOS

Campus Natal-Central sedia Congresso Nordestino de Espanhol

Evento começa nesta terça (22) e terá palestrantes nacionais e internacionais

Publicada em 17/05/2018 Atualizada há 12 meses

Cerca de 500 professores, estudantes e pesquisadores devem participar, de 22 a 25 de maio, no IFRN/Natal-Central, do VII Congresso Nordestino de Espanhol, que discutirá o tema "Políticas linguísticas para os estudos hispânicos no Brasil".

Um dos destaques do evento são as iniciativas e alternativas do ensino do idioma frente à revogação da Lei n.º 11.161/2005, mais conhecida como “Lei do Espanhol”, e a instituição do chamado novo Ensino Médio. O congresso terá conferências, palestras, oficinas, mesas-redondas, simpósios temáticos e comunicações. 

A conferência de abertura é sobre “Mercantilización o abandono: ¿Son estas las únicas posibilidades del español en Brasil?”, a ser proferida pela Prof.ª Dr.ª Talia Bugel, da Indiana University-Pordue University Fort Wayne, Estados Unidos. 

Palestrantes confirmados:

- Prof.ª Dr.ª Talia Bugel (Indiana University-Purdue University Fort Wayne, EUA); 

- Prof. Dr. José Manuel de Amo (Universidad de Almería, Espanha); 

- Prof. Dr. Antonio Ferreira (CEFET-RJ); 

- Prof. Dr. Antonio Esteves (UNESP); 

- Prof.ª Dr.ª Livia Baptista (UFBA); 

- Prof. Dr. Lucineudo Machado (UECE). 

Procedência dos inscritos: Há participantes de quase todas as IES nordestinas que formam professores de Espanhol. Dentre os IFs, há de quase todos os da região: IFAL, IF Baiano, IFCE, IFMA, IFPB, IFPE, IFPI e IFRN. Fora do Nordeste, há participantes do Colégio Pedro II, IFB, IF Farroupilha, IFMG, IFPA, IFPR, IFRO, IFRS, IFSP, IFTO. Há participantes dos demais estados brasileiros, exceto do Amapá, Goiás, Mato Grosso do Sul e Roraima. 

O Congresso Nordestino de Espanhol é promovido pela Associação de Professores e Estudantes de Língua Espanhola do Rio Grande do Norte (APELE-RN), pelo IFRN e pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional (PPGEP/IFRN). 

Mais informações através dos telefones: (84) 4005-9927 ou 4005-9936.

Palavras-chave:
ensino
extensao

Notícias relacionadas