Projeto Terceira Idade

Aulas terão início no dia 11/03

Publicada em 13/02/2019 Atualizada há 1 ano

Foto: Hudson Silva

No último dia 12/02, o Campus Natal-Central recepcionou os alunos do projeto Terceira Idade. A abertura do evento, que aconteceu no ginásio do campus, teve a presença de idosos com 60 anos ou mais e também contou com a participação dos gestores da Instituição. Na ocasião, o diretor do CNAT, professor Arnóbio de Araújo Filho, enfatizou a importância da presença dos idosos para a Instituição: “Sejam bem-vindos a mais um ano no CNAT. A história de vida de vocês é importante para nossa comunidade. Um bom dia a todos e a todas, fiquem com Deus”.

A diretora de ensino, Luzimar Barbalho, enfatizou que o exemplo de vida de cada idoso serve de inspiração para todos: “Nós somos vocês daqui a um tempinho. Vocês nos inspiram. Sintam-se abraçados. Aqui é a segunda casa de vocês! Sejam muito bem-vindos!” . Os participantes da terceira idade também foram acolhidos pelo diretor de ensino, Luís Araújo: “Vocês fazem parte do Instituto. Sejam muito bem-vindos, um bom trabalho neste ano”.

O projeto para a terceira idade terá novidades, dentre as quais, os cursos de ensino como cuidador de idosos, cuidador infantil, inglês, espanhol, informática, recreador, dança, vendedor e recepcionista de eventos. De acordo com o professor Gustavo Brito, coordenador do projeto, os cursos FIC terão mudanças que agregarão muitos benefícios: “Com os cursos de ensino, será possível haver - além das atividades de extensão que já eram ofertadas como nado livre, ioga, hidroginástica e natação - aulas com uma formação específica em salas de aula. Essas aulas poderão, inclusive, gerar recursos para o projeto. A cada matrícula realizada no curso FIC, será gerado recurso para o projeto”.

A recepção aos alunos do projeto continuou acontecendo até a manhã dessa quarta-feira, 13/02, dessa vez, no auditório Pedro Silveira e Sá Leitão, do Campus Natal-Central. Nesse segundo dia do evento, o campus  recebeu o grupo de idosos com menos de 60 anos. Na ocasião, temas como crise de ansiedade e autoestima, além de problemas de origem mental, foram tratados por três psicólogos palestrantes como Amâncio, Bruna Morais e Mateus Alexandre.

Os profissionais palestraram sobre as dificuldades em lidar com os problemas mentais e a necessidade de procurar fazer terapia antes que a situação se agrave. Dentro dessa temática de dificuldades emocionais, um senhor, portador de esclerose múltipla, pai de um aluno do IFRN, deu um depoimento emocionante sobre o desafio da superação: "Eu já fiquei tive dias sem enxergar, sem conseguir me locomover, mas sempre busco superar tudo. Desde que meu filho entrou no IFRN, eu ganhei também uma nova família, que é aqui. Vocês devem estar pensando que sou jovem demais para ter essa doença, mas esse tipo de coisa só dá em gente jovem, bonito e inteligente como eu", disse aos risos, arrancando gargalhadas e palmas do grupo de idosos presente na plateia.

Segundo Gustavo Britto, os alunos inscritos nos cursos FIC não poderão ter mais de 25% de faltas durante as aulas. Todas as atividades do projeto serão iniciadas no dia 11/03 e os alunos novatos podem se inscrever nos dias 07 e 08/03, na quinta e sexta-feira, após o carnaval”.

Confira as ofertas e os horários das atividades do entro de Promoção à Saúde do Idoso:

Entre 45 e 59 anos

Acima de 60 anos