ENEM

Projeto "Vem, que tem Enem" começa neste sábado, 17/08, no CNAT

Iniciativa visa preparar alunos da escola pública para o ENEM

Publicada em 16/08/2019 Atualizada há 1 ano

No próximo sábado, 17/08, começará, no Campus Natal-Central do IFRN (CNAT/IFRN), o projeto “Vem, que tem ENEM”. A iniciativa, proposta pela “I Diretoria Regional de Educação e Cultural do Estado do Rio Grande do Norte (I DIREC)”, em parceria com o CNAT (IFRN),  tem o objetivo de preparar alunos das escolas estaduais para o Exame Nacional do Ensino Médio, que acontecerá em novembro de 2019.

O projeto contempla várias ações com os jovens, com momentos presenciais e outros através do uso de mídias sociais. Dentre as atividades previstas estão: “Momento Up”, “Aulões”, “Videoaulas”, “Simulados”, “Tira-teima” e “Gincana”.

No planejamento, o projeto começa com o “Momento Up”, que diz respeito à promoção de palestra motivacional sobre o ENEM, à proposição de uma rotina de estudos e à aplicação de um teste vocacional para a identificação das preferências profissionais. Em seguida, serão realizados, quinzenalmente, “aulões” (aos sábados), sendo abordadas neles duas áreas de conhecimento: Linguagens (redação) e Ciências Humanas, no turno matutino; e Ciências da Natureza e Matemática, no turno vespertino.

Além dos momentos presenciais, haverá atividades a distância, através da utilização de mídias sociais. Serão produzidas videoaulas, que ficarão disponibilizadas no canal do Youtube “Vem, que tem Enem”, assim como na página do Facebook da I DIREC e no site da SEEC.

Como processo avaliativo, os alunos terão “Simulados”, elaborados pelos professores e aplicados mensalmente.  Além deles, haverá ainda o quadro “Tira-teima”, realizado através no canal “Vem, que tem Enem”, no Youtube, no qual os professores vão expor uma situação problema e esperar que os alunos respondam. Em seguida, será apresentada a resposta correta, com um vídeo explicativo. Como parte final das avaliações, existirá ainda a “Gincana”, em que os alunos serão divididos em quatro grupos, para disputar o jogo de perguntas e respostas, abordadas no curso durante a formação.

Após a conclusão do curso, haverá também uma avaliação do próprio projeto, através da análise de dados como: quantitativo de cursistas inscritos, desempenho dos alunos nas atividades propostas durante o curso, além do levantamento do número de aprovados no Exame Nacional do Ensino Médio.

Confira o cronograma do projeto:

1ª aula dia 17 de agosto, de 8h às 12h e 13h às 17h.
2ª aula dia 14 de setembro, de 8h às 12h
3ª aula dia 05 de outubro, de 8h às 12h e 13h às 17h