Projeto Integrador apresenta ao público trabalhos dos alunos da DIAC

Evento socializou resultados das pesquisas produzidas a partir da integração de disciplinas

Publicada em 28/06/2018 Atualizada há 1 ano

Foto: Gabriel Teixeira

Na manhã desta quinta-feira, 28/06, o miniauditório da DIAC sediou o Projeto Integrador do curso de Licenciatura em Letras Espanhol. De acordo com a coordenadora do curso, Andrea Gabriel, a principal meta foi promover a integração de todas as disciplinas: "Todos os professores trabalham a questão da pesquisa, mantendo a integração de todas as disciplinas que os alunos cursam no semestre letivo. Então, culmina com um momento rico, pois traz a interdisciplinaridade e a socialização da pesquisa".

Essa integração permitiu à estudante do curso de Licenciatura em Espanhol, Andriese Sotero, trabalhar em conjunto com alunos do curso de Controle Ambiental. De acordo com a aluna,  a integração entre as disciplinas de diferentes cursos se deu através de um trabalho em equipe: "A gente fez a produção de um cordel em espanhol. Na realidade, os alunos de Controle Ambiental fizeram a pesquisa sobre os temas que interessavam a eles como Desigualdade, A Origem da Vida, A água e O São João.  Então, a nossa função foi mostrar a eles como se fazia um cordel em espanhol e acompanhar essa produção".

Nessa perspectiva, foram realizadas diversas produções, que foram apresentadas durante o Seminário Integrador, e que serão socializadas também, numa fase posterior, em futuros eventos acadêmicos. De acordo com a coordenadora do projeto, Maria Velasquez, "O projeto de integração faz parte do nosso currículo obrigatório e é um componente que permite integrar conhecimentos de várias disciplinas. Os estudantes procuram os conteúdos que os inquietam e vão pesquisar para melhorar e elevar o seu nível como docente.Há, então, uma convergência de conhecimentos. Após a pesquisa, escrevemos o projeto e vamos realizar, então, a produção científica. Depois dessa fase, vem a fase da divulgação  e a posterior apresentação de trabalhos em congressos e seminários, na forma de artigos acadêmicos".