PRÊMIO IDEIA INOVA

Proposta é um dos concorrentes ao I Prêmio IFRN CNAT Ideia Inova

Publicada em 26/02/2015 Atualizada há 1 ano

Foto: Wenderval Gomes

Preocupados com a crise hídrica que atinge o país e em especial alguns estados brasileiros, um grupo de alunos desenvolveu um sistema de monitoramento e controle da água que abastece o Campus Natal Central, integrado a um sistema de irrigação automatizada. Essa é mais uma ideia concorrente ao I Prêmio IFRN CNAT Ideia Inova.

Os alunos Lucas Soares, Maria Clara, Lucas Câmara e Erick Willy, do curso Técnico Integrado em Manutenção e Suporte em Informática, são os responsáveis pelo EcoAqua, um projeto que traz economia e praticidade para o campus do IFRN.

A proposta surgiu de observações diárias, como explica Maria Clara, uma das idealizadoras do projeto. “Realizamos uma pesquisa para termos base. Entrevistamos 115 alunos e perguntamos sobre a situação da água na escola, e 92% das respostas indicaram problemas envolvendo falta d’água nos banheiros, bebedores e uso exacerbado em algumas situações”.

O monitoramento dos reservatórios indicará o volume de água presente nesse solo e sua respectiva vazão. Erick Machado explica que “o esquema funciona com uma central, possuindo paralelamente, dois sistemas. Um faz o monitoramento da umidade do solo e o volume do acumulador de água, ambos enviam os dados para a central, que processa essas informações e manda para um aplicativo do celular, que em tempo real mostra a situação do campus para o responsável por esse controle”.

Os dados são armazenados e geram um histórico com algumas informações do sistema: temperatura, umidade do solo, volume de água nos reservatórios e sua vazão. Além disso, o dispositivo possui funções essenciais para uma solução imediata, como controlar a bomba do reservatório. O sistema também pode alertar quando o nível dos reservatórios está baixo, informação que, dada com antecedência, evita danos à comunidade do instituto.

Além da economia e praticidade para o CNAT, a ideia também servirá para solucionar problemas em lugares que sofre com a crise hídrica. O projeto está em fase de implantação. Alguns testes estão sendo realizados e a previsão é que em breve a escola possa usufruir do serviço.