Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Pesquisa

Projeto de pesquisa aplica reciclados na pavimentação urbana

Iniciativa, em parceria com o mercado, gera economia de bens naturais e barateia custos

Publicada em 23/11/2018 Atualizada há 1 ano

Foto: Hudson Oliveira

Na manhã do último dia 19/11, a comitiva formada pelo diretor do Campus Natal-Central, Arnóbio de Araújo Filho, pelo professor orientador Enio Fernandes Amorim, pelos bolsistas de pesquisa Hudson Silva, Lucas Fernandes de Moura, Carlos Eduardo de Lima, integrantes do projeto de pesquisa "Uso de Resíduos de Construção Civil (RCD) em Concreto Asfátilco (CBUQ)", fez uma visita técnica ao bairro de Pajuçara, local de campo onde foi materializada aplicação dos resultados da pesquisa.

Na ocasião, estiveram presentes representantes do projeto que estabeleceu parceria com empresas do mercado como a TCPAV e o Grupo Duarte, nas áreas de Estradas e Pavimentação. Segundo o professor orientador da pesquisa, Enio Fernandes Amorim, antes da aplicação do material em campo, foram realizados testes de laboratórios para mensurar a viabilidade: “Fizemos ensaios de caracterização do material reciclado, natural e do ligarte do asfalto. Fechamos parcerias para efetivar a pavimentação urbana dentro de NataL. Com base no estudo laboratorial que temos aqui, reproduzimos em escala de campo. Do ponto de vista ambiental, os ganhos são o reaproveitamento do material que seria descartado em lixos e aterros, além da economia de bem natural escasso como areia e brita. Sabemos também que o custo do material é inferior”.

De acordo com o representante da empresa TCPAV Construção e Pavimentação, Jarbas Cavalcanti, além do aspecto de sustentabilidade, a aplicação do material reciclável vai gerar economia para a área: “Fui convidado pelo professor Enio e penso que o apelo ecológico ultrapassa todos os benefícios. Fora o fato de que o traço é o mesmo e o custo do material reciclado é bem menor, gerando cerca de 15% de economia na aquisição do agregado”.

Os resultados alcançados foram além, na medida em que, fora os benefícios já citados, também motivaram o aluno Lucas Fernandes a aliar teoria à prática: “Foi muito gratificante participar do projeto, tanto no resultado quanto no que diz respeito à pavimentação do trecho. Assim como Carlos, foi a primeira vez que trabalhei em laboratório com material de construção. Uma oportunidade que me ajudou e me motivou a ser bolsista de laboratório, inclusive”. Segundo o bolsista do projeto, Carlos Eduardo de Lima, também estudante do curso de Estradas, “A substituição dos materiais convencionais de pavimentação asfáltica (CBUQ) por materiais reciclados teve também o objetivo de baratear”.

Na visão do diretor geral do Campus Natal-Central, professor Arnóbio de Araújo Filho, é preciso estabelecer um diálogo constante entre a academia e o mercado de trabalho: “Na Alemanha, isso já acontece há décadas. É um grande desafio da academia dar respostas ao mundo do trabalho e investir nisso. É uma quebra de paradigma, é preciso visualizar isso. O conhecimento não pode ficar restrito”.

A parceria entre a academia e o mercado também é vista como necessidade para empresários da área, caso de Alexandre Mendes Duarte, construtor do grupo “Duarte Usina”, parceiro do IFRN no projeto: “A gente vê com grande importância participar de estudos assim. É preciso realizar estudo com testes de materiais. Eu vejo que deve ser dada maior importância quanto à questão do uso do material”.

Palavras-chave:
ensino
pesquisa

Notícias relacionadas