Projeto do CNAT realiza oficinas com escola de Natal

Objetivo é promover integração com escolas e incentivar a preservação ambiental

Publicada em 24/04/2019 Atualizada há 1 ano

Foto: Tania Carvalho

Nesta quarta-feira, 24/04, o bosque Nivaldo Calixto do Campus Natal-Central sediou o projeto de extensão “Ações ambientais com instituições públicas e privadas no entorno do IFRN”, coordenado pelo professor Antônio Olavo de Souza.

A iniciativa, segundo o docente, tem o objetivo de “trazer escolas e comunidade para agregar conhecimento e inclusão social, além de sustentabilidade. Realizamos oficinas de reciclagem e ensinamos os alunos a reaproveitarem o óleo, transformando-o em amaciante, detergente de louça, sabão em barra, tinta ecológica, entre outros produtos”.

Além das oficinas realizadas no bosque do Campus Natal-Central, as turmas do quinto ano do Ensino Fundamental do Colégio Balãozinho Mágico conheceram o Museu de Minérios do Rio Grande do Norte e o Clube de Ciências do CNAT. Através dessa parceria, estudantes, como Ana Luísa de Medeiros Costa, puderam viver, na prática, o que estudam nos livros: “Achei que foi muito legal! Todo mundo adorou muito o contato com a natureza e descobri várias experiências”

A professora da escola privada, Alessandra Paiva, disse que o projeto é muito interessante pois leva o conceito da preservação para a vida dos alunos: “Aprendemos sobre rochas minerais, durante a visita ao Museu de Minérios.  Inclusive eles descobriram, por exemplo, que alguns minerais estão no creme dental que usamos. Depois, tivemos as vivências no Clube de Ciências, com experiências ópticas e aqui no bosque vimos que os resíduos podem ser transformados. As cascas de fruta, por exemplo, podem ser usadas para a compostagem. É muito rico esse conhecimento: de onde vêm e para onde vão as coisas e a consciência de que elas podem ser reaproveitadas”.

De acordo com o coordenador do projeto, Olavo de Souza, essa parceria com escolas públicas e privadas permite à sociedade conhecer a Instituição e compartilhar com alunos, de realidades diversas, o conhecimento aliado à prática ambiental e a consciência de preservação do meio ambiente.

extensao