Projeto “Afroxirê” acontece no Campus Natal-Central, nesta quinta-feira, 28/11

Evento ocorre desde o turno matutino e segue até às 20h

Publicada em 28/11/2019 Atualizada há 1 ano

Foto: Edielson Teixiera

Na manhã desta quinta-feira, 28/11, o Campus Natal-Central transformou-se em palco do projeto “Afroxirê”, em diferentes espaços. A iniciativa, que tem atividades até às 20h, com abordagens culturais em várias áreas, trouxe para o público de artesanato a exposições culturais.

No turno matutino, houve a exposição fotográfica do “Quilombo Boa Vista dos Negros”, de autoria da professora Dra. Suély Souza, além de mostra com trabalhos artísticos de alunos das cinco turmas dos primeiros anos dos cursos de Edificações, Mineração e Controle Ambiental.

De acordo com a professora Suély Souza, professora do Campus Natal-Central e organizadora do evento, os trabalhos produzidos pelos alunos tiveram como base artistas negros: “Foram trabalhos fundamentados na vida e obra de 23 artistas negros do Brasil”.

Paralelo às exposições, aconteceu também, pela manhã, um cine-debate em que o público  assistiu ao filme “Fabião das Queimadas”, produzido no Rio Grande do Norte pelo cineasta potiguar Bucka Dantas. A narrativa da produção remete à vida de um negro que comprou a própria alforria assim como a de seus familiares, através do dinheiro ganho com o ofício de tocar rabeca.

Segundo o produtor do filme, existem algumas lacunas na produção, porque ela foi realizada em 2003, quando não havia ainda na sociedade o “empoderamento dos negros”. Nesse sentido, de acordo com o autor, a produção deixou de fazer algumas abordagens necessárias para os tempos atuais. No entanto, segundo Bucka Dantas, o filme foi bastante inovador porque “Não existia produção de cinema nessa época no RN. E essa iniciativa oportunizou reunir, na mesma obra, muita gente que está aqui é premiado, como o próprio filme foi”.

No turno vespertino, estão previstas as seguintes atividades: coral infantil, apresentações musicais, teatrais, performances de grupos de dança e de percussão, como também do grupo “Coco Juremado: as Flechas”.  Além dessas apresentações, haverá ainda roda de capoeira.

extensao