Hacking Ético

Programa de Extensão "Academia do Hacker Ético" ultrapassa os 100 alunos inscritos

Publicada em 21/07/2014 Atualizada há 12 meses

Foto: Site Eha

Com o slogan "Hacking com Responsabilidade", o Programa de Extensão "Ethical Hacker Academy" da DIATINF/CNAT, iniciado ano passado, ultrapassou os 100 alunos participando de seus cursos. O programa, coordenado pelo Prof. Ricardo Kléber, é uma iniciativa para capacitar profissionais da área de informática a atuar em atividades de análise (autorizada) de segurança de sistemas computacionais, seguindo as metodologias adotadas pelas principais normas e certificações internacionais na área de "Hacking Ético".

O projeto inicial era oferecer cursos presenciais para alunos do Campus Central, mas com o surgimento da demanda externa, foi oferecida a primeira turma para o público externo (profissionais da área). O Curso "Testes de Invasão a Sistemas Computacionais (Pentesting): Módulo I - Exploração de Vulnerabilidades com Metasploit Framework" preencheu em poucos dias as suas 20 vagas disponíveis e com a sua avaliação positiva, a academia precisou replanejar as suas atividades.

O relançamento foi realizado no início deste mês de julho com uma infraestrutura remodelada para atendimento adequado à demanda pelos cursos de formação específica que oferece. As aulas agora são feitas utilizando um serviço de WebCast no qual o professor dá aulas ao vivo transmitindo para um servidor (streamming). Com esse sistema, os alunos têm o vídeo e a imagem em tempo real, que interagem utilizando um "chat" por meio de qualquer navegador web.

O cadastramento para alunos e servidores do IFRN é gratuito, bem como a participação em todas as atividades da academia. Alguns serviços opcionais são cobrados (como o envio de DVDs com os vídeos das aulas gravadas em alta resolução e slides) aos que não desejarem acompanhar as aulas somente acessando o material na Internet. A participação do público externo tem taxas diferenciadas, utilizadas para manter a infraestrutura do projeto.

O site com todas as informações sobre o projeto é www.eha.net.br e o e-mail para contato: contato@eha.net.br

extensao