Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

PARCERIA

Profissionais do segmento de Construção Civil participam de capacitação em Building Information Modeling

A capacitação acontece no laboratório do Núcleo de Pesquisa BIM

Publicada em 27/09/2016 Atualizada há 1 ano

Imagem: Google

Um assunto que ainda parece novo em Natal/RN, Building Information Modeling, tem despertado o interesse dos profissionais na área de Arquitetura, Engenharia e Construção - AEC. O projeto de extensão “Capacitação em BIM para o mercado de trabalho”, idealizado pelas professoras Josyanne Giesta e Gilda Menezes, da Diretoria Acadêmica de Construção Civil (DIACON) tem atendido 32 profissionais da área, que não se encontram inseridos no mercado de trabalho, visando à capacitação dos mesmos no paradigma BIM como forma de acompanhar o crescente avanço da tecnologia e a elevada complexidade dos empreendimentos da construção civil.

A capacitação ocorre no laboratório do Núcleo de Pesquisa BIM (NP-BIM), na DIACON. As aulas são semanais e os módulos envolvidos são: Introdução ao BIM e Softwares BIM (Arquitetura, Instalações Elétricas e Instalações Hidrossanitárias).

De acordo com a professora Josyanne Giesta, o projeto foi idealizado com o objetivo de facilitar a inserção dos profissionais no mercado de trabalho, proporcionando uma capacitação em BIM, que tem se revelado como um novo paradigma na área da Arquitetura, Engenharia e Construção, se caracterizando como foco de interesse das grandes empresas AEC e pré-requisito para contratações.

Para a técnica em edificações Vanessa dos Santos, formada há quatro anos, “o projeto de extensão não só me deu a oportunidade de trabalhar com programas mais produtivos, como também me proporcionou conhecer essa nova forma de trabalho”.

Quem também se mostrou bastante motivada foi Jemima de Sousa, técnica em edificações, formada há dois anos, que relata “meu sentimento em relação a esse projeto e às pessoas que o fazem é de muita gratidão e admiração por tal iniciativa. Parabéns pelo projeto e que muitas outras pessoas possam ser alcançadas e transformadas profissionalmente”.

Ainda de acordo com a professora Josyanne Giesta, o projeto de extensão, além de capacitar estes 32 profissionais, pretende contribuir para a disseminação do Building Information Modeling no estado do Rio Grande do Norte. 

BIM

Building Information Modeling envolve um conjunto inter-relacionado de políticas, processos e tecnologias para gerenciar a essência do projeto, construção e operação de edifícios no formato digital em todo o ciclo de vida da edificação (RUSCHEL; ANDRADE; MORAIS, 2013).