Professor do CNAT realiza oficinas de sustentabilidade econômica

Iniciativa foi feita em escola estadual, em parceria com a Secretaria de Educação do RN

Publicada em 26/09/2019 Atualizada há 1 ano

Foto cedida: Oficina de Sustentabilidade

Em parceria com a Secretaria Estadual de Educação, o professor Antônio Olavo, do Campus Natal-Central, realizou quatro oficinas sobre “Sustentabilidade Econômica, Ambiental e Empreendedorismo Social”. As atividades foram desenvolvidas na escola estadual “Jerônimo de Albuquerque”, na vila de Ponta Negra. As oficinas, que visam fomentar a inclusão produtiva e a redução da desigualdade social, são voltadas para pais e alunos, além de convidados da referida escola.

As oficinas são resultado de um projeto que existe há 10 anos e é voltado à capacitação de alunos para serem multiplicadores de conhecimentos ambientais. O processo educacional acontece através de coleta, separação e comercialização de resíduos em escolas e associações do entorno do Campus Natal-Central do IFRN.

Através do processamento de óleo residual e garrafas pets, são produzidos sabão em barra e líquido, além de vassouras, detergentes, desinfetantes, águas sanitárias, amaciantes, entre outros produtos.

Além do professor Olavo, participaram da ação os alunos voluntários do primeiro ano do curso de Controle Ambiental: Jéssica Santos, Geovana Rodrigues, Karol Giovana,  Jonatas José e Maria Eduarda.

Além dessa ação, o professor Olavo coordena um projeto que funciona na cidade de João Câmara, na Associação de Pessoas com Deficiências. Através deste projeto, que tem foco na responsabilidade social e ambiental de empresas eólicas do Mato Grande, a iniciativa já recebeu recursos para construção e reforma do prédio, aquisição de máquinas, entre outros benefícios.

Mesmo com iniciativa como essas, o professor faz um alerta: “O Empreendedorismo Social e Ambiental com tecnologias baratas continua sendo um trabalho missionário, solitário e sem apoio ou solidariedade da sociedade”. O docente elenca, dentre outras razões para a não valorização da área, a falta de consciência e de educação da população.