Concurso de cartas

Professor do CNAT incentiva alunos a participarem de concurso de cartas

Inscrições seguem até o dia 15/03

Publicada em 22/02/2019 Atualizada há 1 ano

Foto: Jônatas Moura / Maxsuel Praxedes

O professor de Língua Portuguesa do Campus Natal-Central do IFRN, Milson Santos, convida os alunos dos cursos técnicos integrados a participarem do concurso de cartas dos Correios. De acordo com o docente, o concurso seleciona os melhores textos do gênero “carta argumentativa”.

Na seleção, haverá três fases: a  etapa regional, a nacional e a internacional. “Eu acho importante participar porque é uma oportunidade de eles expressarem linguisticamente os conhecimentos a respeito de um tema específico e porque é uma oportunidade de eles escreverem não apenas para o professor ler, mas também para outros leitores, já que é uma carta e vai ser lida por vários avaliadores até internacionalmente. Quando são premiados, a redação fica no site dos Correios. O prêmio inclusive pode servir de incentivo para ser investido em material escolar, livros e até mesmo em computador”, explicou o docente.

O incentivo aos alunos do CNAT teve início no ano passado, a partir da divulgação do professor Milson Santos aos alunos de suas turmas: “Eu soube do concurso por meio da internet e vi que a idade para participar é até 15 anos. Levei então a proposta para eles. Divulguei na sala e por celular, mostrando as informações principais a eles. Mostrei que era uma boa oportunidade de participar e trabalhar em gênero textual”, e a participação foi muito bem-sucedida, com a premiação do estudante Lucas Emanoel Bezerra, do curso técnico integrado em Controle Ambiental, segundo lugar na fase regional.

Lucas Emanoel escreveu a carta como se fosse uma pessoa do futuro que manda mensagem à sociedade do passado, tratando a respeito de um mundo utópico em que não existiria mais os problemas do tempo atual: "A princípio, eu não tinha muita pretensão, escrevia por diversão e tempo livre. O tema foi bastante lúdico. Na semana da produção do texto, eu estava bem atarefado, então eu escrevia enquanto voltava para casa, aproveitando para escrever dentro do próprio ônibus, no celular mesmo e as inspirações vinham naturalmente. A carta era de alguém do futuro escrevendo para as pessoas do passado. Sabendo sobre o mundo contemporâneo, eu quis falar sobre os problemas sobre saúde, violência, desigualdade social, detalhei um mundo utópico em que nada disso existia mais...um mundo ideal. A sociedade teria evoluído e viveriam em harmonia”.

A ideia deu tão certo que o estudante conseguiu o segundo lugar, na fase estadual, e foi premiado no concurso. Para ele, ser um dos vencedores da seleção foi estimulante e, ao mesmo tempo, inesperado: “A partir do incentivo, eu escrevi, mas fiquei bastante surpreso. A minha primeira sensação foi de não acreditar. A minha autoestima se elevou muito. Quando a gente faz com muitos participantes não acredita na nossa capacidade. Certos talentos estão escondidos, foi o caso do meu. Então, eu deixo um recado: aqueles que podem, façam, é uma oportunidade de produzir e ter essa experiência e de repente, ganhar...acreditem em si mesmos”.

O concurso de cartas dos Correios está com inscrições abertas no site da Instituição, com ficha de inscrição e formulário para redação da carta disponíveis online, além do regulamento do processo seletivo. A seleção tem premiações nas fases regional, nacional e internacional, tanto para o estudante quanto para a escola. Os interessados podem se inscrever até 15 de março, confira mais informações no site dos Correios.