Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

INTERCÂMBIO

Professor de Arte do Campus Central vai proferir palestra na França sobre Música de Tradição Oral

Convite foi feito pelo Centro de Pesquisa Etnográfica daquele país

Publicada em 25/08/2014 Atualizada há 1 ano

Roderick Fonseca é autor do livro "Isso não é um violino", sobre a rabeca nordestina. Foto cedida

O professor de Arte, Roderick Fonseca, foi convidado pelo Centro de Pesquisa, Documentação e Animação Etnográfica La Talvera para apresentar sua pesquisa “Isso não é um violino? Usos e sentidos contemporâneos da rabeca no nordeste na França”. A palestra será proferida no dia 10 de setembro, na cidade de Cordes sur Ciel.

Na ocasião, Roderick Fonseca fará uma apresentação musical demonstrando as possibilidades sonoras e rítmicas da rabeca nordestina, que foi objeto de estudo da mais recente versão do seu livro para ipad publicado pela Editora do IFRN.

O Centro de Pesquisa Etnográfica possui reconhecimento do governo francês, dedicando-se, desde os anos 70, à divulgação, publicação e preservação da cultura occitana, tendo encontrado no Nordeste brasileiro semelhanças musicais com essa cultura. 

Para o professor Roderick essa oportunidade se deve ao crescimento das pesquisas desenvolvidas por professores e alunos do IFRN, que, nas últimas décadas, têm ganhado notoriedade nacional e internacional. Roderick Fonseca é violinista e coordenador do Programa Encontro com o Artista, realizado pelo Núcleo de Arte do Campus Natal Central.

Palavras-chave:
extensao

Notícias relacionadas