Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

COOPERAÇÃO INTERNACIONAL

Professor da DIATINF integra delegação brasileira na África do Sul

Objetivo é apresentar Projeto Samanaú em Simpósio de Tecnologia Espacial

Publicada em 13/12/2017 Atualizada há 1 ano

Delegação brasileira entre participantes do Simpósio. Fotos cedidas

Pesquisador do Centro de Competências em Software Livre do IFRN (CCSL), o professor Moisés Souto participa, de 6 a 16 de dezembro, na África do Sul, do Simpósio sobre tecnologia espacial básica, promovida pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Professor da Diretoria Acadêmica de Tecnologia da Informação e Gestão (DIATINF), Moisés Souto integra a delegação brasileira no referido Simpósio, ao lado de representantes do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais do Rio Grande do Norte e São Paulo, Manoel Carvalho (INPE/RN), Otávio Durão (INPE/SP) e Antônio Bertachini (INPE/SP).

Nesse evento, o professor da DIATINF apresenta o Projeto Samanaú, que consiste numa plataforma de coleta de dados meteorológicos, com transmissor de baixo custo, desenvolvida por diversos pesquisadores do IFRN, entre eles, Moisés Souto, Bruno Vitorino e Max Miller. Além disso, participa de um workshop, chamado HEPTSAT, e da montagem de um Nanosatélite, incluindo o planejamento de uma missão de coleta de dados mundial, integrado ao Projeto Samanaú.

Moises souto _nanosatelite

O Simpósio de Tecnologia Espacial Básica acontece desde 2012, voltado para as regiões correspondentes às comissões econômicas da ONU para África, Ásia e Pacífico, América Latina e Caribe e Ásia Ocidental. Em 2018, a edição do evento terá como sede o IFRN/Campus Natal-Central, marcado para o período de 11 a 14 de setembro.


Palavras-chave:
extensao
pesquisa

Notícias relacionadas