IFRN firma parceria com a Universidade de Montpellier

Convênio foi concretizado na última terça-feira, 06/11, na Sala de Reuniões da DIAC

Publicada em 07/11/2018 Atualizada há 1 ano

Na última terça-feira, 06/11, na Sala de Reunião da Diretoria Acadêmica de Ciências (DIAC), foi firmado convênio entre o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte e a Universidade de Montpellier, na França. Na ocasião, estavam presentes o professor Jacques Gleyse, representante da universidade francesa; professor Marcelo Camilo, coordenador das Relações Internacionais do IFRN; professora Kadydja Karla, coordenadora da Editora do IFRN, representando a Pró-Reitoria de Pesquisa (PROPI); e professor José Mateus, coordenador do PPGEP, além do professor Avelino Neto e das professoras Francinaide Lima e Ilane Cavalcante.

O convênio, que consiste no estabelecimento de ações de internacionalização entre o Programa de Pós-graduação em Educação Profissional  (PPGEP) e a Universidade de Montpellier, tem os seguintes objetivos: possibilidade de vínculo ao PPGEP como colaborador estrangeiro, participação em seminários de dissertação e em bancas, além de coorientação e participação em projeto de pesquisa. No que se refere a publicações, a iniciativa visa a participação dos professores do PPGEP em livro na Editora L'Harmattan e a publicação do professor na Holos ou na Revista Brasileira de EPT. Outra meta possível é a criação de GT sobre Educação Profissional Brasil/França, para inserção do PPGEP, no próximo Simpósio Internacional Franco-Brasileiro "Corpo, Educação e Cultura do Movimento" (2019 ou 2020, em Montpellier/França).

Para médio e longo prazo, o convênio prevê ainda a concretização de estágios pós-doutorais de docentes do PPGEP, além de intercâmbio de estudantes do programa. As  ações da parceria, que foram articuladas pelo professor Avelino Neto e apoiadas pelo colegiado do Mestrado em Educação Profissional do PPGEP, são voltadas para professores e mestrandos do PPGEP e de Programas de Pós-Graduação do IFRN, além de alunos das licenciaturas da Instituição.  Os principais benefícios da parceria são intercâmbios, coorientações de trabalhos acadêmicos, publicações de livros e artigos conjuntos, além de promoção de eventos internacionais conjuntos na área de Educação e Educação Profissional.

De acordo com o Coordenador do PPGEP, professor José Mateus, é de grande relevância “ampliar o processo de internacionalização das ações de pesquisa e divulgação de conhecimentos na área da educação e educação profissional entre Brasil e França”.