NOVIDADE

Portal iFísica.org é lançado no Campus Natal Central

Proposta visa agregar todos os projetos desenvolvidos pela equipe de Física do campus

Publicada em 21/08/2015 Atualizada há 1 ano

Equipe do iFísica.org. Foto: Wenderval Gomes

Já imaginou um ambiente virtual onde é possível encontrar vídeos, exercícios interativos, além de informações sobre oportunidades, cursos, monitorias, tudo relacionado ao mundo da física? Essa ideia, pioneira, existe e está virando uma realidade. Criado pelos professores do Grupo de Física do Campus Natal Central, o iFísica.org é um portal que visa agregar todos os projetos desenvolvidos pelos docentes e discentes dessa disciplina no campus.

A proposta foi apresentada na manhã desta sexta-feira (21), no Miniauditório Central, e contou com a participação de alunos, professores e servidores. Durante o evento foram detalhadas as ações, perspectivas de abrangência e propostas futuras.

O professor Samuel Gomes, um dos criadores do iFísica explica que a ideia surgiu da oportunidade de juntar tudo o que estava sendo produzido no campus pelos docentes da área. ”Quase todos os professores desenvolviam algum tipo de projeto, uns em grupo, outros individualmente, então, por que não criar um ‘guarda-chuva’ para agregar todas essas iniciativas e fazer com que elas interajam? ”, indaga.

Atualmente, cerca de 12 projetos são fomentados dentro do site, divididos em duas grandes categorias. “A primeira é direcionada ao ensino, especificamente. Nós temos o SIMULAB e o POPE, que são plataformas com simulações e exercícios de física, e temos também as atividades de vídeos, que podem ser acessadas através do projeto MAGO DA FÍSICA, mostrando experimentos, e o FÍSICA EM TELA, onde temos videoaulas. A outra categoria é a dos portais informativos, com informações dos nossos cursos em licenciatura e mestrado, informações sobre o PIBID, sobre monitorias, entre outras coisas”, detalha.

O iFísica.org está em fase de implementação. “O próximo passo é finalizar a construção de alguns sites, como o do LABORATÓRIO DE ENERGIA SOLAR, o do PET, e aprimorar as plataformas de simulação, que pretendemos que até o final do ano esteja funcionando”, disse.

Perguntado sobre o futuro do projeto, Samuel deixou claro que o objetivo é ir além do IFRN. “Como temos um domínio na internet aberto, podemos agregar projetos e iniciativas de docentes de qualquer outro lugar. Ou seja, outros campi, outras escolas e até mesmo universidades vão poder somar conosco”, finaliza.

Amadeu Albino Jr, professor e membro da equipe do iFísica, ressalta que “a ideia de usar a internet não é abrir mão da parte presencial, mas contribuir”. Amadeu enfatizou que “com essa plataforma pode-se ir além da sala de aula. É possível ter várias outras oportunidades de aprendizagem, é isso que queremos apresentar no iFísica.org”.

extensao
pesquisa