PESQUISA

Alunos do CNAT têm trabalho aprovado em evento científico nacional de Redes de Computadores

XXXIV Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos acontece na Bahia

Publicada em 03/05/2016 Atualizada há 1 ano

Um grupo de pesquisadores do Campus Natal Central do IFRN tive um trabalho científico aprovado no XXXIV Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos (SBRC). O SBRC é um evento anual promovido pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e pelo Laboratório de Redes de Computadores (LARC).

A equipe, constituída pelos alunos do curso superior em Tecnologia em Redes de Computadores do CNAT, é formada pelos alunos Cirios Santhiago, Kevin Barros e João Batista, sob orientação do Professor Felipe Dantas Silva, coordenador do Laboratório de Pesquisa em Tecnologias Avançadas em Redes de Computadores (LaTARC).

O trabalho intitulado "MISSIn: Um Sistema Interativo de Gerência para Infraestruturas SDN", será apresentado no VII Workshop de Pesquisa Experimental da Internet do Futuro (WPEIF), que tem como objetivo criar um fórum de discussões e trocas de informações, conhecimento e experiências sobre pesquisa experimental relacionada às redes do futuro, em particular à Internet do Futuro, e promover a pesquisa experimental neste tema dentro da comunidade de redes de computadores.

A aprovação do trabalho no evento representa uma grande conquista para o grupo, que obtém através do laboratório todo o suporte necessário para o desenvolvimento do projeto. O LaTARC é o principal laboratório do Núcleo de Tecnologia em Telemática (NUTEL). Ele faz parte de uma das várias iniciativas da Diretoria Acadêmica de Gestão e Tecnologia da Informação (DIATINF) em promover a pesquisa no instituto.

Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos

Ao longo de mais de três décadas de realização, o Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos (SBRC) firmou-se como o mais importante evento científico nacional em redes de computadores e sistemas distribuídos, e um dos mais concorridos em informática. A importância do SBRC pode ser observada pelo número de submissões de trabalhos e de participantes nas suas diversas edições.

A 34ª edição do Simpósio será realizada de 30 de maio a 3 de junho em Salvador, Bahia. A coordenação do evento está sob a responsabilidade conjunta do Departamento de Ciência da Computação da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e do Instituto Federal da Bahia (IFBA). O evento será composto de sessões técnicas, minicursos, painéis e debates, workshops, salão de ferramentas, palestras e tutoriais proferidos por convidados de renome internacional.