ASTRONOMIA

Pesquisador de Harvard faz palestra no CNAT sobre Astrofísica nesta quarta-feira (04)

A iniciativa é da ANRA e será realizada hoje (04) às 18h no Miniauditório Central

Publicada em 29/10/2015 Atualizada há 1 ano

A Associação Norte-rio-grandense de Astronomia (ANRA), presidida pelo professor aposentado de Física do CNAT, Antônio Araújo Sobrinho, realiza nesta quarta-feira (04), às 18h, no Miniauditório Central, uma palestra sobre Exoplanetas, com o astrofísico José Dias do Nascimento (UFRN), pesquisador e professor adjunto da Universidade de Harvard.

Exoplanetas são aqueles que orbitam uma estrela que não seja o Sol, cuja descoberta tem revelado que podem existir sistemas muito parecidos com o Sistema Solar, possibilitando o abandono da visão heliocêntrica que existe na humanidade até os dias de hoje. Os primeiros exoplanetas foram anunciados em 1989.

A mais recente descoberta nesse campo foi anunciada em julho deste ano por astrônomos da Universidade de Genebra: um novo sistema de exoplanetas, perto do nosso sistema solar, com três "super terras" orbitando ao redor de uma estrela.

O professor José Dias faz parte do Grupo de Astrofísica, Estrutura e Evolução Estelar (GE³) do Departamento de Física Téorica e Aplicada da UFRN. Na Cientec, ocorrida semana passada, ele ministrou a palestra “Luz cósmica e a busca por uma resposta à pergunta: Estamos sozinhos no universo?”.