Saúde Mental

Palestra "Prevenção ao Suicídio: Valorização da Vida” acontece no Campus Natal-Central

O objetivo foi promover um espaço de diálogo sobre saúde mental

Publicada em 25/09/2018 Atualizada há 1 ano

Na manhã desta terça-feira, 25/09, o miniauditorio do Campus Natal-Central sediou a palestra “Prevenção ao Suicídio: Valorização da Vida”. O programa da Coordenação de Atenção à Saúde do Servidor (COASS-IFRN), que é voltado à saúde mental da comunidade interna, realizou palestra com o psiquiatra Jocélio Ramalho da Silva e com o psicólogo Rafael Soares Chaves, ambos servidores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN).

Dentre os aspectos abordados na palestra a respeito do assunto, alguns foram destacados, dentre os quais: mitos e verdades sobre o tema, dados estatísticos no Brasil, sinais do quadro, epidemiologia da questão, além de fatores protetores e como proceder diante da realidade.

No tocante aos fatores protetores, alguns foram destacados como: autoestima elevada, bom suporte familiar, religiosidade, laços sociais bem estabelecidos com família e amigos, estar empregado, ter crianças em casa, capacidade de adaptação positiva, senso de responsabilidade com a família, capacidade de resolução dos problemas, relação terapêutica positiva, entre outros.

O psiquiatra Jocélio Ramalho destacou a importância de “não julgar”, nem “culpar” e aprender a ouvir a pessoa. Segundo o profissional, já existem bons medicamentos para o tratamento, mas que eles não agem imediatamente, por isso é necessário um certo tempo para perceber o efeito da medicação. Na ocasião, o psicólogo Rafael Chaves destacou que a “crise existencial” é bem comum, especialmente na adolescência, e pode ser um fator relacionado.

Após a exposição dos palestrantes, foi aberto espaço para perguntas dos servidores presentes.

servidores