Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Palestra

Palestra com Embaixador debate inteligência artificial e carreira diplomática

Evento aconteceu no auditório do Campus Natal-Central

Publicada em 15/04/2019 Atualizada há 1 ano

Foto: Eduardo Fernandes

Nesta segunda-feira, 15/04, a partir das 10h, o auditório do Campus Natal-Central do IFRN, Pedro Silveira e Sá Leitão, sediou a palestra “Inteligência Artificial e Mudanças Sociais”. O evento foi proferido pelo Embaixador Alessandro Candeas, Chefe do Departamento de Defesa do Ministério das Relações Exteriores.

Na ocasião, o diplomata falou sobre inteligência artificial e os contextos que envolvem essa realidade, tema sobre o qual trata o seu livro “Hybris –Inteligência artificial e a revanche do inconsciente”. De acordo com o autor, que trouxe exemplos da evolução tecnológica no cotidiano das pessoas como “waze”, “netflix”, “google”, “Wi-fi”,  entre outros,“a inteligência artificial não é ficção científica, cada vez mais é realidade”. Segundo o Embaixador, ela possibilitará à humanidade avanços antes inimagináveis em áreas diversas como “agricultura”, “medicina”, entre outras.  

Dentro dessa perspectiva, Alessandro Candeas ressaltou que é preciso ter cautela, pois não se deve “brincar de Deus” e alertou também sobre os excluídos digitais, inclusive por opção. Nesse sentido, o palestrante fez o seguinte questionamento: “Será que a Inteligência Artificial tem uma linha vermelha? E se a gente cruzar essa linha e perder o controle sobre a própria vida?”.

Após a primeira parte da palestra, o palestrante também trouxe à tona informações sobre a carreira de diplomata e as possibilidades de atuação da área. O público foi convidado a interagir e fazer questionamentos sobre os temas abordados: “Queria agradecer e dizer da alegria imensa que é estar aqui como vocês. E como diria Paulo Freire, o aprendizado é um processo dialógico, no qual o professor não apenas ensina, como também aprende, através da troca de ideias e impressões. Então, quero conversar com vocês”.

 

 

 

 

Palavras-chave:
extensao

Notícias relacionadas