Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Saúde Vocal

Oficina de Saúde vocal vai acontecer uma vez por semestre

Programa orienta professores e administrativos sobre os cuidados com a voz

Publicada em 25/05/2017 Atualizada há 1 ano

Na última terça-feira pela manhã, 23/05, o Campus Natal-Central sediou a oficina de saúde vocal para servidores da Diretoria de Recursos Naturais (DIAREN). A capacitação, que foi ministrada pela fonoaudióloga Érika Carvalho e já havia sido aplicada para 114 servidores das demais diretorias, aconteceu  para 26 servidores, durante a reunião pedagógica da DIAREN.

            O curso tem em seu conteúdo assuntos como anatomia e fisiologia do aparelho fonador, sintomas e sinais de disfonias, cuidados com a voz e prática de relaxamento cervical. A capacitação, que durou 2 horas, vai ser realizada semestralmente, em cada campus.

 O curso surgiu a partir de dados obtidos através de pesquisa realizada com os servidores docentes. De acordo com o estudo, que teve uma amostra de 422 professores, 88% apresentaram queixa atual de alteração vocal. Desses, 80% relatam ser por rouquidão e 60% por garganta seca. Dos entrevistados, 19,6% já se afastaram do trabalho, em decorrência de problema de saúde vocal, e 74,5% disseram não ter conhecimento sobre cuidados com a voz e técnicas de aquecimento e desaquecimento vocal. Quando perguntados sobre a necessidade de um curso na área, 99% dos professores consideraram interessante o IFRN possuir um programa de saúde vocal.