Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

TEATRO

Encontro com Artista apresenta o grupo Carmin

Apresentação da peça “Pobres de Marré” será no dia 20 de agosto

Publicada em 16/08/2013 Atualizada há 12 meses

Foto do espetáculo. Foto: Bruna Alves (Fonte: Teia de Notícias).

O Núcleo de Arte do IFRN Campus Natal-Central convidou o grupo de teatro Carmin para realizar a apresentação da peça “Pobres de Marré”, dia 20 de agosto, no Auditório Pedro Silveira e Sá Leitão. O evento é uma ação do programa Encontro com o Artista e acontecerá às 18h.  O evento é aberto a toda a comunidade, mas os ingressos para os alunos que estão cursando a disciplina de Artes Cênicas estão reservados e a distribuição é no Núcleo de Arte, das 8h30 às 17h30, nos dias 16, 19 e 20 de agosto.

O Grupo Carmin nasceu na capital potiguar, em janeiro de 2007. Foi criado pelas atrizes Quitéria Kelly e Titina Medeiros que tinham o desejo de pesquisar temas urbanos a serem retratados de forma cômica. Para elas, a busca pelo riso nada tinha de gratuita, buscava-se o riso que proporcionasse abertura para a reflexão.

Em 2006, motivadas pela pesquisa dos moradores de rua de Natal, Quitéria e Titina convidaram o diretor e dramaturgo Henrique Fontes e o cenógrafo Mathieu Duvignaud para aprofundarem a pesquisa sobre este universo. Foram seis meses de uma investigação profunda nas ruas e postos de saúde da cidade, além do trabalho de criação em sala. O resultado disso foi a peça: “Pobres de Marré”, uma tragicomédia estreada em 9 de abril de 2007 e ainda hoje em cartaz. O espetáculo propõe um olhar sobre a vida peculiar de duas moradoras de rua que esperam a chegada de um dinheiro prometido.

Apresentações

Desde a estreia foram mais de 50 apresentações, 3 temporadas em Natal e 15 cidades percorridas entre os estados do Nordeste brasileiro, além de um país da Europa em festivais como: XIV Festival Nordestino de Teatro de Guaramiranga (2º lugar júri popular), II Festival BNB de Artes Cênicas 2008, III Semana de Teatro no Maranhão, 8ª Festa da Renascença Pernambuco Nação Cultural, Projeto Ato Compacto BNB 2009 CE e PB, Festivel Internationale de Rue de Aurillac – França; Fringe 2013 – Festival de Teatro de Curitiba, entre outros.

Palavras-chave:
extensao

Notícias relacionadas