NAPNE realiza abertura de curso formativo centrado em alunos com surdez

Aula inaugural aconteceu no miniauditório da DIAC, no Campus Natal-Central

Publicada em 06/03/2018 Atualizada há 12 meses

Na manhã desta terça-feira, 06/03, aconteceu a abertura do curso de Capacitação para Formação Continuada Centrada em Alunos com Surdez. O curso, que é fruto de uma parceria entre a Coordenação de Desenvolvimento de Pessoal do Campus Natal-Central (CODEPE/CNAT) e a Coordenação do Núcleo de Apoio a Pessoas com Necessidades Especiais (NAPNE), teve sua aula inaugural no miniauditório da Diretoria Acadêmica de Ciências (DIAC), das 8h às 12h.

O curso tem carga horária de 60 horas e segue até dezembro, com um módulo prático intensivo no mês de julho. Nesta ocasião, o foco será a metodologia para o ensino do surdo, com carga horária de 8 às 12h. De acordo com a professora Vanessa Gosson, coordenadora do NAPNE, o objetivo das formações docentes é capacitar os docentes para atender aos alunos com surdez, autismo, deficiência visual, física, de aprendizagem, entre outras.

A Msc. Gisele Oliveira da Silva Paiva, professora do curso de Letras Libras da UFRN, ressaltou a importância da formação docente e chamou atenção para a necessidade de inclusão desses alunos: "Esse curso é uma sementinha que vai dar muitos frutos, inclusive sobre como acolher o aluno surdo". De acordo com a professora, o curso vai promover a reflexão de diversos aspectos relativos à inclusão desses alunos e também a respeito do papel do intérprete em sala de aula.

As capacitações promovidas para os docentes irão abordar temas como acessibilidade, legislação, metodologia para ensino do surdo, entre outros. Além do Curso de Capacitação para Formação Continuada Centrada em Alunos com Surdez haverá o Curso de Capacitação para Formação Continuada Centrada em Alunos com Necessidades Específicas.