Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Mulheres Também Jogam

MTJDay incentiva a participação feminina na área de Tecnologia da Informação

Evento aconteceu no Campus nessa sexta-feira (31)

Publicada em 31/03/2017 Atualizada há 12 meses

Da esqueda para direita, Clara Bandeira, Astrogilda Caroline, Tainá Medeiros e Dayanne Morato no MTJDay

A estudante Dayanne Morato, ao ingressar no curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (TADS), no Campus Natal-Central (CNAT) do IFRN, era uma das cinco alunas do sexo feminino numa turma de quarenta pessoas. A aluna explica que esse contexto está em fase de mudanças. “Antes a concepção sobre a mulher era sempre associada ao lar e aos filhos. Acredito que hoje as coisas estão bem melhores”, relata.

Dayanne é uma das praticantes do MTJDay, evento que aconteceu nessa sexta-feira, 31 de março, no miniauditório do CNAT. A ação faz parte do projeto “Meninas Também Jogam” que visa incentivar a participação feminina na área de Tecnologia da Informação (TI).

Para alcançar o objetivo, o MTJDay teve uma programação que contou com a presença de diversos profissionais da área da TI. “Aqui já aconteceu desenvolvimento de games, palestras motivacionais e teve horário até para testar jogos”, conta sobre o evento a professora da Diretoria Acadêmica de Tecnologia da Informação (DIATINF) responsável pelo projeto, Tainá Medeiros.

Os meninos também estavam presentes, uma vez que não é interesse do “Meninas Também Jogam” excluir o sexo oposto. “A ideia aqui é mostrar que nós mulheres estamos no mesmo patamar e podemos estar inseridas na TI do mesmo modo que eles”, deixa claro a professora Tainá Medeiros.

As veteranas do projeto, Clara Bandeira e Astrogilda Caroline, estudantes de Informática para Internet e TADS, respectivamente, explicam que hoje duas equipes trabalham no desenvolvimento de jogos em 2D e 3D. As temáticas trabalhadas nos games são empreendedorismo e metodologia científica.

Para saber mais basta acessar a página do projeto no Facebook.

Palavras-chave:
extensao

Notícias relacionadas