Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

CULTURA

Mostra de Teatro 2013.2 termina com êxito total

Nem a chuva diminuiu o brilho das apresentações e a presença do público

Publicada em 14/03/2014 Atualizada há 1 ano

João Pedro (à esquerda) fez a personagem da morte na peça "Bodas de sangue". Foto: Pedro Jotha e Geraldo Peregrino,

A apresentação dele seria a última da noite, mas desde o início dos espetáculos ele andava, de um lado para o outro, no hall do auditório, com desenvoltura, sobre um salto de 15 centímetros. Marcos Robério (16), do Grupo Teatral ‘Os 100 Graxa’, do curso técnico de Mecânica, se preparava para entrar em cena como a extravagante mãe de Lúcia, personagem principal da peça “Casamento suspeitoso”, comédia que encerrou a Mostra de Teatro 2013.2 do Campus Natal Central, que ocorreu de 11 a 13/03, no auditório. 

“Esse trabalho do 2º ano é o que a gente mais espera porque realmente é uma atividade que a gente expõe pra escola toda. Não é como um seminário normal que a gente faz na sala de aula. Então, tem que desempenhar um bom trabalho, porque acarreta na sua nota. Também tem isso, que o pessoal da escola vem prestigiar, seus familiares, aí a gente sempre quer dar o sangue, dar o melhor”, comenta o estudante. 

Fruto do Projeto de Artes Cênicas, direcionado aos alunos do 2º ano do Técnico Integrado, a Mostra é orientada pela professora Marinalva Moura. “O que desenvolvemos é a formação de expectadores e não de artistas. É gratificante poder ver como esses alunos crescem dentro da disciplina e como conseguem mostrar seu potencial”, constata Marinalva.

A mãe de João Pedro, de Eletrotécnica, o aluno que representou a personagem da morte na peça “Bodas de Sangue”, Meiricelma Medeiros Rocha, era só orgulho: “Achei muito legal, divertida. Olha, não sei se é porque é meu filho, mas eu achei tudo tão perfeito!”, sorri, desconfiada.

A professora de Arte, Elane Simões, explica que a mostra começou como Festival ainda com a professora Isabel Dantas, mas que a participação nas peças era voluntária, sobressaindo-se apenas os alunos mais desinibidos. Posteriormente, Marinalva Moura propôs uma Mostra na qual todos teriam que participar. Assim, desde o 1º ano do técnico integrado, os alunos já sabem que, no ano seguinte, têm que fazer uma apresentação pública. “Nem todos estão no palco, mas estão na iluminação, na sonoplastia, como figurinistas, como cenógrafos, envolvidos de alguma forma na peça”, esclarece Elane Fátima Simões. 

Por também vir trabalhando nessa atividade desde o início, com exceção desse semestre, Elane se surpreende com a evolução. “É uma Mostra que, lá no Núcleo de Arte mesmo, a gente já não dá conta. É muito aluno. Por exemplo, tem fila pra procura de ingresso, e todos os 500 ingressos são distribuídos. Mas é uma coisa que os alunos já entram na escola esperando. Criou, na verdade, uma cultura na escola da Mostra de Teatro”, comemora.

O sentido conferido pelos alunos a essa prática curricular é o seu objeto de pesquisa no Programa de Doutorado em Ciências da Educação, pela Universidade do Minho. “O que é que mobiliza esses meninos que vêm aqui fazer um curso técnico e estão nessa busca também tão grande!? Hoje em dia já chega reclamação de professores da própria área técnica porque os alunos deixam, às vezes, de estudar pra outras disciplinas pra se dedicar à Mostra de Artes Cênicas. São essas inquietações que eu quero entender”, explica. 

Desde 2012.1, as professoras de Arte adotaram as redes sociais para divulgação da Mostra e comunicação com os alunos, que também criam os blogs das peças e páginas no facebook. “Isso fez com que um trabalho, que era de um grupo menor, se expandisse dentro da rede. Nosso maior desafio é tempo. A disciplina é de um semestre, apenas. Eles têm que aprender a linguagem teatral, primeiro, não é só a peça. Mas a ideia nossa é conseguir um pouco mais de tempo para os ensaios”, conclui Elane Simões.

Confira a Galeria de fotos da Mostra.

Palavras-chave:
ensino

Notícias relacionadas