Prêmio Ideia Inova

Miniusina hidrelétrica também concorreu ao I Prêmio Ideia Inova

A ideia consiste na geração de energia através da rede de abastecimento de água de residência ou prédio

Publicada em 27/02/2015 Atualizada há 1 ano

Foto: Rodolfo Maia

Ademar Ricardo, Alice Mateus, Anne Gabrielle e David Leandro, alunos do primeiro período do curso de Redes de Computadores, também concorreram ao “I Prêmio IFRN CNAT Ideia Inova”, com o projeto de uma miniusina hidrelétrica doméstica. A ideia consiste na geração de energia através da rede de abastecimento de água de uma residência ou prédio.

De acordo com Ademar, seria desenvolvido o “water energy”, um dispositivo baseado no hidrômetro convencional, instalado na entrada ou saída da rede de abastecimento, ou na própria caixa d’água do imóvel. “Funciona da mesma forma que o hidrômetro. A diferença é que a água vai passar pelo dispositivo, fazendo com que o ‘dínamo’, um eletroímã, faça movimento rotacional gerando energia elétrica, mesma técnica utilizada nas usinas hidrelétricas”, observa o estudante destacando que a energia gerada pelo eletroímã será encaminhada para um núcleo de baterias. “São várias baterias acopladas e instaladas como se fossem um medidor convencional, os chamados “relógio de luz”. E a quantidade de energia acumulada ou utilizada será acompanhada por um aplicativo de celular”, afirma.

Ainda de acordo com Ademar, a ideia partiu da colega Alice, como alternativa para diminuir o consumo de energia das hidrelétricas. “Pensamos, inicialmente, em instalarmos o ‘water energy’ nos chuveiros das residências, mas logo expandimos a ideia para as entradas e saídas da rede. O dispositivo pode funcionar em casas, prédios, indústrias e, até mesmo, em companhias de abastecimento de água”, finaliza.