Aniversário

Melhor da Festa: 110 anos celebrados com diversão e criatividade

Evento reuniu alunos, servidores e parceiros nas quadras do CNAT

Publicada em 24/09/2019 Atualizada há 1 ano

Gincana do bem: 1.569 kg de alimentos doados

Na última segunda-feira, 23/09, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) completou 110 anos. Para celebrar a festividade, o Campus Natal Central do IFRN (CNAT-IFRN) realizou uma gincana desportiva, que reuniu a comunidade interna, durante os turnos matutino e vespertino.

Na ocasião, 16 equipes foram inscritas, com a participação de alunos, ex-alunos, professores, técnicos administrativos e integrantes de instituições parceiras. A prova, que teve várias fases, contemplou atividades diversas, desde "cápsula do tempo", "brincadeiras recreativas", "Quiz de conhecimentos", "paródia", "doação de sangue" e "arrecadação de alimentos" até "caça ao tesouro", dentre outras etapas. No final da competição, foram contabilizados 1.569 kg de alimentos e 18 litros de sangue.

Durante a gincana, as quadras foram tomadas por ânimo, alegria e participação de pessoas das mais diferentes idades, desde jovens até idosos integrantes do projeto de extensão da “Melhor Idade”, por exemplo. Senhoras como dona Joanita Carvalho que, ao lado de sua equipe, participou da gincana com vontade de festejar “O que me trouxe foi o aniversário do IFRN. Além de estarmos comemorando essa instituição, o que me levou a participar foi a ideia de ajudar. Trazer os alimentos para depois dividir com instituições que precisam tanto... Além da arrecadação de alimentos, a alegria de se misturar com tantos jovens é maravilhosa!!!”.

Risadas, suor e muita dedicação fizeram com que integrantes das mais diferentes equipes dessem o melhor de si, numa disputa em que não há perdedores. Uma mistura de gente que trouxe felicidade também ao calouro Roberto Fabrício, aluno do primeiro ano de “Informática para Internet” e membro da equipe “Gueinheiros”: “A minha equipe é toda de calouros e estamos ganhando interação com outras equipes e com a diretoria, além de novas amizades”.

Amizade que fez a diferença também para a equipe “Paracetamortos”. De acordo com a aluna Amara Mikaelle, do curso de Eletrotécnica, o trabalho coletivo foi decisivo, especialmente em uma das fases: “A parte que mais gostei foi a da bandeirinha, porque teve o companheirismo da equipe”. Já para Elvys Edson, do curso de Edificações, componente da equipe “Diaclose”, “a prova mais interessante foi a da cadeira, porque foi a mais interativa de todas”.

Após as fases relacionadas a esporte e lazer, foi a vez da etapa cultural, em que as equipes foram desafiadas a apresentar uma paródia sobre o cotidiano do IFRN. Com irreverência e criatividade, os alunos apresentaram suas versões das vivências na Instituição, levando o público a gargalhadas e surpresas. Não faltaram coreografias, interpretações e muita diversão para o público.

Passadas todas as fases, o público se reuniu para compartilhar a alegria dos vencedores: “Melhor Idade”, em primeiro lugar, “MMRN”, em segundo e “Paracetamortos”, em terceiro. Numa competição em que não há perdedores, o principal ganhador é o IFRN, que teve direito inclusive a um coro de parabéns entoado pelo público. De acordo com o diretor do CNAT, professor Arnóbio de Araújo Filho: “A comemoração foi super positiva. Conseguimos alcançar a questão social, além de interagir com alunos, professores e administrativos. Gostaria de parabenizar e compartilhar com  todos esse momento de alegria dessa instituição centenária”.

servidores