Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Física

"MasterClass" em Física de Partículas acontece em parceria com o IFRN

Evento ocorre no Campus EAD da Instituição

Publicada em 09/10/2018 Atualizada há 1 ano

De 08 a 11 de outubro, o Campus EAD está sediando o “MASTERCLASS INTERNACIONAL em Física de Partículas”. O evento, organizado pelo  Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Campus Natal-Central (IFRN-CNAT), em parceria com professores e alunos das redes públicas e privadas de ensino, é realizado com o apoio de pesquisadores do CERN, na Suíça, do LIP em Portugal, do International Institute of Pysyics no Brasil e também da UERJ.

A iniciativa é destinada a estudantes do Ensino Médio e promovida em mais de 200 universidades e centros de pesquisa do mundo. Durante o evento, os alunos vivenciam o cotidiano de um físico, na busca de desvendar a estrutura mais elementar da matéria. O encontro visa ensinar aos alunos vários conceitos científicos da Física de Partículas e da Física Contemporânea, através de recursos didáticos como softwares para análise dos eventos de colisão, vídeos, videoconferencias e oficinas específicas. O objetivo é que as aulas tenham uma metodologia prática e dinâmica, facilitando a aprendizagem dos conteúdos.

Anualmente o MasterClass atrai cerca de 10.000 alunos do Ensino Médio, em mais de 40 países. Os estudantes passam por um treinamento prévio com aulas a respeito da estrutura da matéria, sobre o modelo padrão de partículas, funcionamento dos detectores das mesmas e análise de eventos em Física de Partículas. Em uma etapa posterior, são disponibilizados dados experimentais de eventos reais de colisão de partículas de grandes centros de pesquisa como, por exemplo, do LHC no CERN, para que os alunos possam analisá-los e interpretá-los.

Paralelamente ao evento direcionado aos alunos, acontece também o “MasterClass-Professores do Ensino Médio”, com o objetivo de capacitar professores de Física que atuam com esses alunos. A proposta é prepará-los para que possam trabalhar temas de Física contemporânea, em especial a Física de Partículas, durante suas aulas.