Mar de cidadania: quando se recicla a mente, o banho é de educação!

Projeto promove educação ambiental e coleta de lixo na praia de Ponta Negra

Publicada em 06/06/2018 Atualizada há 1 ano

Imagem: Reprodução / Facebook

O projeto “Ponta Negra: menos lixo, mais saúde“, que é voluntário e acontece aos sábados, das 8h às 11h, nasceu da ideia de um grupo de alunos do curso Técnico Integrado de Controle Ambiental. De acordo com professor Jairo de Souza, coordenador do projeto, o objetivo principal é “conscientizar os frequentadores da praia - entre banhistas, turistas e nativos -, sobre a relevância de se jogar lixo em locais apropriados, favorecendo um ambiente limpo e saudável”. Além da conscientização das pessoas, o projeto visa também metas específicas, entre as quais estão: o recolhimento de resíduos sólidos e a exposição de como a educação ambiental pode se fazer presente nessa prática.
Nesse sentido, a área de estudo foi dividida em três subáreas, nas quais um grupo de cinco integrantes, por subárea, ficou responsável por realizar entrevistas curtas com as pessoas. A partir desse contato com o público, busca-se conscientizar os entrevistados sobre a importância de se jogar os resíduos em locais apropriados, preservando, assim, o meio ambiente que, no caso, é o principal cartão postal da cidade: a praia de Ponta Negra.
Atualmente, o projeto tem 17 membros, dos quais 14 são alunos do curso Técnico Integrado em Controle Ambiental do CNAT, de turmas dos primeiros e segundos anos dos turnos matutino e vespertino. Além dos alunos do IFRN, participam também três estudantes da UFRN, dos cursos de Nutrição, Pós-Graduação em Ecologia e em Ciências Ambientais.
Segundo o professor Jairo de Souza, os lixos mais frequentemente encontrados são plásticos, como garrafas pet, copos e pratos descartáveis. Outros tipos são tampas metálicas, latas de metal, canudos e palitos de espetinhos. “Nota-se que o lixo recolhido ora é menos volumoso ora é mais volumoso do que a última coleta. A explicação seria que ou as pessoas continuam jogando lixo ou os resíduos são frutos das marés altas, trazendo o lixo do mar para a areia da praia. Vale salientar que os resíduos são bem mais encontrados nas rochas, que servem de barreiras para as ondas não quebrarem o calçadão”, o que é uma quebra de paradigma para quem passeia pelo calçadão ou simplesmente foi curtir a praia num sábado de sol. Seja como for, encontrar um mutirão de pessoas recolhendo o lixo na praia de Ponta Negra mais do que modifica o ambiente, recicla especialmente a mentalidade de quem vivencia esse banho de educação. Em vez de lixo, um mar de cidadania!

extensao