Você está aqui: Página Inicial / Campi / Natal - Central / Notícias / Lançamento de livro marca abertura do ano letivo 2014 no auditório do Campus Natal Central
Semana Pedagógica

29/04/2014 - Evento também conta com palestras e é transmitido para todos os campi por meio de videoconferência

Reitor do IFRN discursa na Abertura do Ano Letivo 2014. Foto: André Salustino

O Campus Natal Central (CNAT) sediou, na manhã desta terça-feira (29), a abertura do semestre letivo 2014.1. O evento, realizado no Auditório Pedro Silveira e Sá Leitão, contou com a presença de docentes e técnico-administrativos do IFRN, bem como foi transmitido em tempo real por meio de videoconferência para todos os campi do Instituto.

Compuseram a mesa solene o reitor do IFRN, professor Belchior de Oliveira Rocha; o pró-reitor de Ensino, professor José Ribamar Silva Oliveira; o diretor-geral do CNAT, José Arnóbio de Araújo Filho; e a secretária de Políticas de Educação Técnica e Profissional do Ministério da Educação, Anna Catharina da Costa Dantas, que também foi docente e, no período de 2008 a 2012, pró-reitora de Ensino do IFRN.

Dando as boas-vindas, o professor José Arnóbio agradeceu a colaboração dos servidores no ano letivo 2013 e disse que os desafios futuros são enormes, assim como a responsabilidade dos que fazem o Instituto. “A gente sabe que cada vez mais a instituição é cobrada pela sociedade e nós, enquanto gestores e educadores do IFRN, temos uma missão que eu considero muito bonita e importante para o crescimento do país. Esperamos que em 2014 possamos mostrar o que essa instituição tem para fazer para o Rio Grande do Norte e para o país”, destacou o diretor-geral do CNAT.

Na sequência, ocorreu o lançamento do livro do PPP Institucional: “Projeto Político-pedagógico do IFRN: uma construção coletiva – Documento - Base”, organizado pelas professoras Anna Catharina da Costa Dantas e Nadja Maria de Lima Costa; com revisão técnica das pedagogas Ana Lúcia Pascoal Diniz e Rejane Barros; revisão linguística do professor João Palhano;  normatização bibliográfica da bibliotecária Maria Ilza da Costa; e diagramação de Charles Bamam Medeiros de Souza.

Anna Catharina falou sobre a importância da obra, desenvolvida com a colaboração de toda a equipe técnico-pedagógica, diretores acadêmicos e coordenadores de cursos do Instituto Federal. “O livro traz muitos elementos, os princípios, as concepções institucionais e o planejamento macro pra suas ações, pro seu fazer. Considero importante que cada um de nós, servidores do IFRN, nos apropriemos desse documento como um livrinho de cabeceira; que nós possamos propagar essa cultura institucional, propagar para os nossos estudantes essa realidade do dia-a-dia as ações que estão ali planejadas”, almejou.

Ratificando as boas-vindas, o reitor Belchior de Oliveira Rocha desejou um ano letivo de sucesso e destacou a importância da publicação. “Que esse livro possa ser de leitura diária para os servidores, principalmente, os que estão ingressando, para compreender a instituição. Esse é apenas um dos documentos base do IFRN. Temos muitos outros documentos para que os servidores conheçam e se apropriem dessa instituição, do fazer dessa instituição, e compreendam que instituição estão construindo, qual é a sua referência e o seu propósito, as suas finalidades. Isso tá resgatado no Projeto Político-pedagógico, tem toda uma história, todo um relato, a filosofia de construção desse processo e como a instituição deve atuar para acontecer essa transformação”.

O reitor também aproveitou para ressaltar a importância do trabalho coletivo. “A gestão da instituição é feita por todos os que fazem a instituição. A frente de uma orquestra é o maestro que faz a condução do processo. Isso é natural que aconteça. Mas, como eu digo sempre, a música não é feita pelo maestro. A música é feita pelos músicos. Se não tiverem músicos muito bem treinados, capacitados e conscientes da sua pauta, nada adianta ter um bom maestro na condução do processo; a música vai sair muito ruim. Mas se todos estiverem afinados, sabendo da sua responsabilidade, a parte que lhe toca, e se dedicando de corpo e alma, colocando coração naquilo que faz, com certeza a música sairá bela, independente do maestro que esteja à frente. A música é feita por cada um que está nessa plateia. A gestão é feita em cada um que se dedica no seu dia-a-dia. O fazer administrativo é tão importante quanto o trabalho docente na instituição, porque um depende do outro totalmente. É bom que possamos ter essa compreensão dentro dos campi para que possamos dar o melhor aos nossos alunos”, finalizou Belchior de Oliveira Rocha.

Após a fala do reitor, foi exibido aos presentes o vídeo institucional 2014, produzido pela Coordenação de Videoproduções do Campus de Educação a Distância.

O evento prosseguiu com a palestra ministrada pelo professor Dante Henrique Moura, intitulada “Atual projeto de reforma do ensino médio e as implicações para a educação profissional e tecnológica – PL 6.840/14, de iniciativa da Câmara Federal”.

À tarde, o ciclo de palestras continua com “As novas liberdades contemporâneas e os jovens”, do professor Herculano Campos, da UFRN. E encerrando a programação do primeiro dia, será realizada uma Reunião Pedagógica com todos os docentes da instituição.

As aulas do período letivo 2014.1 iniciarão na próxima segunda-feira, 5 de maio.