Você está aqui: Página Inicial / Campi / Natal - Central / Notícias / Lançamento de livro marca abertura do ano letivo 2014 no auditório do Campus Natal Central
Semana Pedagógica

Lançamento de livro marca abertura do ano letivo 2014 no auditório do Campus Natal Central

29/04/2014 - Evento também conta com palestras e é transmitido para todos os campi por meio de videoconferência

Lançamento de livro marca abertura do ano letivo 2014 no auditório do Campus Natal Central

Reitor do IFRN discursa na Abertura do Ano Letivo 2014. Foto: André Salustino

O Campus Natal Central (CNAT) sediou, na manhã desta terça-feira (29), a abertura do semestre letivo 2014.1. O evento, realizado no Auditório Pedro Silveira e Sá Leitão, contou com a presença de docentes e técnico-administrativos do IFRN, bem como foi transmitido em tempo real por meio de videoconferência para todos os campi do Instituto.

Compuseram a mesa solene o reitor do IFRN, professor Belchior de Oliveira Rocha; o pró-reitor de Ensino, professor José Ribamar Silva Oliveira; o diretor-geral do CNAT, José Arnóbio de Araújo Filho; e a secretária de Políticas de Educação Técnica e Profissional do Ministério da Educação, Anna Catharina da Costa Dantas, que também foi docente e, no período de 2008 a 2012, pró-reitora de Ensino do IFRN.

Dando as boas-vindas, o professor José Arnóbio agradeceu a colaboração dos servidores no ano letivo 2013 e disse que os desafios futuros são enormes, assim como a responsabilidade dos que fazem o Instituto. “A gente sabe que cada vez mais a instituição é cobrada pela sociedade e nós, enquanto gestores e educadores do IFRN, temos uma missão que eu considero muito bonita e importante para o crescimento do país. Esperamos que em 2014 possamos mostrar o que essa instituição tem para fazer para o Rio Grande do Norte e para o país”, destacou o diretor-geral do CNAT.

Na sequência, ocorreu o lançamento do livro do PPP Institucional: “Projeto Político-pedagógico do IFRN: uma construção coletiva – Documento - Base”, organizado pelas professoras Anna Catharina da Costa Dantas e Nadja Maria de Lima Costa; com revisão técnica das pedagogas Ana Lúcia Pascoal Diniz e Rejane Barros; revisão linguística do professor João Palhano;  normatização bibliográfica da bibliotecária Maria Ilza da Costa; e diagramação de Charles Bamam Medeiros de Souza.

Anna Catharina falou sobre a importância da obra, desenvolvida com a colaboração de toda a equipe técnico-pedagógica, diretores acadêmicos e coordenadores de cursos do Instituto Federal. “O livro traz muitos elementos, os princípios, as concepções institucionais e o planejamento macro pra suas ações, pro seu fazer. Considero importante que cada um de nós, servidores do IFRN, nos apropriemos desse documento como um livrinho de cabeceira; que nós possamos propagar essa cultura institucional, propagar para os nossos estudantes essa realidade do dia-a-dia as ações que estão ali planejadas”, almejou.

Ratificando as boas-vindas, o reitor Belchior de Oliveira Rocha desejou um ano letivo de sucesso e destacou a importância da publicação. “Que esse livro possa ser de leitura diária para os servidores, principalmente, os que estão ingressando, para compreender a instituição. Esse é apenas um dos documentos base do IFRN. Temos muitos outros documentos para que os servidores conheçam e se apropriem dessa instituição, do fazer dessa instituição, e compreendam que instituição estão construindo, qual é a sua referência e o seu propósito, as suas finalidades. Isso tá resgatado no Projeto Político-pedagógico, tem toda uma história, todo um relato, a filosofia de construção desse processo e como a instituição deve atuar para acontecer essa transformação”.

O reitor também aproveitou para ressaltar a importância do trabalho coletivo. “A gestão da instituição é feita por todos os que fazem a instituição. A frente de uma orquestra é o maestro que faz a condução do processo. Isso é natural que aconteça. Mas, como eu digo sempre, a música não é feita pelo maestro. A música é feita pelos músicos. Se não tiverem músicos muito bem treinados, capacitados e conscientes da sua pauta, nada adianta ter um bom maestro na condução do processo; a música vai sair muito ruim. Mas se todos estiverem afinados, sabendo da sua responsabilidade, a parte que lhe toca, e se dedicando de corpo e alma, colocando coração naquilo que faz, com certeza a música sairá bela, independente do maestro que esteja à frente. A música é feita por cada um que está nessa plateia. A gestão é feita em cada um que se dedica no seu dia-a-dia. O fazer administrativo é tão importante quanto o trabalho docente na instituição, porque um depende do outro totalmente. É bom que possamos ter essa compreensão dentro dos campi para que possamos dar o melhor aos nossos alunos”, finalizou Belchior de Oliveira Rocha.

Após a fala do reitor, foi exibido aos presentes o vídeo institucional 2014, produzido pela Coordenação de Videoproduções do Campus de Educação a Distância. 

O evento prosseguiu com a palestra ministrada pelo professor Dante Henrique Moura, intitulada “Atual projeto de reforma do ensino médio e as implicações para a educação profissional e tecnológica – PL 6.840/14, de iniciativa da Câmara Federal”.

À tarde, o ciclo de palestras continua com “As novas liberdades contemporâneas e os jovens”, do professor Herculano Campos, da UFRN. E encerrando a programação do primeiro dia, será realizada uma Reunião Pedagógica com todos os docentes da instituição.

As aulas do período letivo 2014.1 iniciarão na próxima segunda-feira, 5 de maio.

 

Ações do documento

Página em carregamento