PARCERIA

Laboratório da DIACIN favorece prática profissional do aluno em serviços de manutenção e instalação elétrica

Projeto já possibilitou a elaboração de seis trabalhos de conclusão de curso

Publicada em 25/11/2017 Atualizada há 12 meses

Foto cedida.

Layse Fhiama e Maria Jadiane, concluintes de Eletrotécnica Subsequente, estão radiantes com a possibilidade de terminar seu curso técnico levando na bagagem uma prática profissional exercida no próprio IFRN/Campus Natal-Central. O motivo é que elas fazem parte de uma equipe de 16 alunos, entre bolsistas e voluntários, que executam serviços de instalação, manutenção e projetos elétricos em diversos ambientes das Diretorias Acadêmicas do CNAT.

O projeto de extensão, apresentado na EXPOTEC, foi criado em setembro de 2016 por iniciativa do professor Alessandro Pontes Cavalcanti, e está ligado ao Laboratório de Manutenção e Instalações Elétricas (LAMIE), vinculado à Diretoria Acadêmica de Indústria (DIACIN). Até junho deste ano, mais de 70 serviços já haviam sido executados pelo grupo, além de ter favorecido a elaboração de seis Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs), requisito obrigatório para a obtenção do diploma de técnico em Eletrotécnica Subsequente.

De acordo com Layse, o LAMIE só permite aos alunos a execução de projetos elétricos de baixa tensão, desenvolvendo serviços de apoio às equipes terceirizadas do Campus Natal-Central. “A gente ajuda o Instituto e o Instituto nos ajuda com a prática profissional”, explicou. Segundo ela, o projeto já atendeu a demandas de diversos laboratórios, tanto da DIACIN, quanto das Diretorias de Ciências (DIAC), Informática (DIATINF) e Construção Civil (DIACON). “Já fizemos o balanceamento de todas as luminárias das salas e laboratórios da DIATINF, por exemplo”, conta, orgulhosa.

As equipes do LAMIE são formadas por alunos do 3º e 4º período do curso de Eletrotécnica, que cumprem uma carga horária semanal de 15 horas, desempenhando serviços nas mais diversas áreas: manutenção de redes de fiação, condutores e tomadas expostas, instalação de interruptores, de quadros de distribuição e de pontos de tomadas industriais e de uso geral, além de balanceamento, recuperação e instalação de luminárias.

Ao inserir os alunos no plano de manutenção das instalações elétricas das salas e laboratórios dessas Diretorias Acadêmicas, o projeto vem complementando a formação técnica dos estudantes, criando uma situação similar a uma empresa, desde a emissão da ordem de serviço, o desenvolvimento da logística operacional à execução da demanda.

extensao