CAMPEONATO REGIONAL

JIFs 2015 terminaram neste domingo com a disputa das finais coletivas

As equipes do IFRN conquistaram três medalhas de ouro e duas de bronze

Publicada em 01/11/2015 Atualizada há 12 meses

Equipe campeã de vôlei feminino (IFRN). Foto: Arilene Lucena

Alegria, choro, suor, cansaço e animação foram a tônica do último dia dos Jogos dos Institutos Federais 2015 – Regional Nordeste, sediados, desde o último dia 28, no Campus Natal Central do IFRN. Dividindo-se entre o campo, as três quadras e o ginásio, a torcida compareceu em peso para assistir às disputas das semifinais e finais das modalidades coletivas.

O IFRN participou de quatro finais coletivas: futsal masculino, futebol de campo e vôlei masculino e feminino, obtendo o 3º lugar na primeira modalidade e o 1º lugar nas demais, além do 3º lugar no basquete masculino. E segundo o professor Renier Cavalcanti, o Instituto Federal do RN foi campeão por equipe no judô, com quatro atletas classificados para a etapa nacional; campeão com a dupla feminina de vôlei de areia, com a natação masculina, classificando sete atletas para o Brasileiro e campeão no xadrez feminino. A previsão é de que o IFRN participe da etapa nacional dos JIFs, que vai acontecer em Goiânia, com 80 alunos. “Para o que a gente vinha trabalhando está mantida a quantidade de resultados do ano passado e é continuar fazendo esse trabalho, motivar o atleta a participar, a desenvolver sua atividade física, com o princípio de qualidade de vida e de formação como cidadão”, avaliou Renier.

Na opinião do capitão da equipe do basquete masculino do IFRN, Thiago Araújo Gadelha Simas, que conquistou o terceiro lugar, os atletas prometem fazer grandes partidas nos próximos Jogos dos Institutos Federais. “De maneira geral, o campeonato foi muito bem organizado. O IFRN tem uma estrutura excelente, e eu acho que a nossa atuação foi muito boa, porque nós estamos com uma geração, praticamente, de 17 anos, num campeonato em que a média é 19. Então, temos mais dois anos pra jogar outros campeonatos com essa mesma equipe”, acredita.

Numa das finais mais acirradas do dia, o futsal feminino do IFPE/ Campus Recife sagrou-se campeão na disputa contra o Instituto Federal Sertão Pernambucano. A aluna Tamires Vieira de Oliveira, deste último, Campus Salgueiro, muito emocionada, manifestou a alegria pelo grupo, que obteve o segundo lugar. “A gente conseguiu um empate já no finalzinho do segundo tempo. O time chegou aqui desacreditado, nossa equipe se juntou de última hora pra vir. Nosso campus não teve seletiva pra futsal feminino, foi uma guria da nossa equipe que lutou com muita garra pra trazer a gente pra cá, e já no primeiro jogo ganhamos de 5 x 0. Então, acredito que chegar à final e conseguir o segundo lugar foi uma grande experiência e uma vitória! Vou chegar no meu campus com essa medalha de prata, mas com o peso de ouro, porque nossa equipe jogou muito!”

Para o coordenador da equipe do Serviço Médico, Marcílio Monteiro, apesar de algumas contusões e luxações mais graves, encaminhadas para o Hospital, as ocorrências foram dentro do esperado. “Nós conseguimos reunir uma equipe até um pouco superior a dos Jogos Nacionais, porque além do pessoal nosso, que veste a camisa, a gente ainda conseguiu um convênio com a UnP e com a UFRN, e trouxemos os acadêmicos de Medicina e Fisioterapia pra nos dar assistência nas quadras. Então, geralmente, o atendimento chegava aqui já um pouco selecionado, e  isso nos ajudou muito. Com relação ao serviço, houve muitas contusões, mas está dentro do padrão de normalidade pra o tipo de evento”.

Na avaliação do coordenador geral dos jogos, professor Renier Cavalcanti, a experiência foi positiva. “Em relação à parte técnica, notou-se um desenvolvimento muito grande dos atletas do ano passado pra cá. E em relação ao evento, devido a se trabalhar com cinco dias, que anteriormente, vinha se trabalhando com quatro, diminuiu o aspecto de contusão. O aluno teve possibilidade de descansar mais, os professores também. Então, assim, o campeonato ocorreu com tranquilidade, na normalidade prevista. Poucas situações-problema pra serem resolvidas. Então, o evento, na minha avaliação, foi um sucesso total!”.

Acesse a Galeria de Fotos no Facebook. IFRN Natal Central

extensao